As festividades do fim e início de ano são uma tentação para quem deseja a hipertrofia muscular. Por causa disso, o álcool e a academia são um dilema.
Vale lembrar que o álcool por si só é uma droga e existem limites para sua ingestão. Assim, para homens, recomenda-se um limite máximo de ingestão de até duas taças de vinho. Isso equivale a uma lata de cerveja ou uma dose de destilado por dia. Para mulheres esse valor é menor.
Dessa forma, a ingestão maior de álcool pode aumentar o risco de doenças crônicas. Todavia, sua ingestão esporádica não causa mal à saúde, mas será que atrapalha a hipertrofia? Para saber mais sobre álcool e academia, confira a seguir.
Álcool e academia
A verdade é que o álcool não deve fazer parte de uma rotina alimentar saudável e adequada à malhação.
Desidratação
O álcool é uma bebida diurética, que pode levar à desidratação. Isso é ruim para quem aspira hipertrofiar, pois dificulta a capacidade de filtração dos rins. Assim, cada ida ao banheiro é uma grande quantidade de substâncias que vão embora. Entre elas, o cálcio, que importante tanto para a massa óssea quanto para a contração muscular. Vale lembrar que os músculos são constituídos 70% por água. Logo, os ganhos do treino podem ir embora na urina após o uso de álcool.
Fadiga
A noite após a ingestão de álcool irá exigir do seu corpo maior consumo de energia. Principalmente quando o sono é ruim. Dessa forma, a regeneração muscular que ocorre durante a noite ficará comprometida e levará à fadiga. Assim, para os próximos treinos, você poderá se sentir mais cansado. Esse efeito pode durar até 48 horas.
Gordura
O álcool é uma fonte calórica por si só e pode ter esse teor aumentado em alguns drinks. Para exemplificar, em uma grama de álcool tem-se 7 calorias, enquanto gorduras possuem 9 calorias por grama. Para piorar, as calorias do álcool não possuem nenhuma nutrição para o organismo. Diferente das gorduras que podem auxiliar na produção de substâncias no corpo, como hormônios.
Além disso, o corpo irá priorizar o álcool como fonte de energia. Por causa disso, a gordura corporal ficará em segundo plano. Assim, em órgãos como o fígado, a gordura pode se acumular.
Devido à grande quantidade de calorias, o álcool tem efeito termogênico. Porém, seu efeito difere dos demais produtos que queimam gordura. Mas, faz com que o fígado libera insulina que favorece a produção de mais gordura.
Hipotrofia
O álcool também tem impacto na produção de hormônios, principalmente a testosterona. Por causa disso, a manutenção e o crescimento muscular serão prejudicados.
Álcool jamais?
Não é necessário que o consumo de álcool seja erradicado devido à academia. Mas, vale lembrar que é necessário o consumo consciente e moderado. Dessa forma, tenha estratégias saudáveis para consumi-lo adequadamente.
Evite consumir álcool após o exercício físico, pois poderá ter interferência na recuperação muscular. Além disso, hidrate-se abundantemente e se esforce para manter uma alimentação saudável no dia a dia.
Dessa forma, é possível alcançar os resultados esperados sem precisar se tornar uma pessoa antissocial.