A máquina de lavar roupas surgiu para facilitar a vida de muitas pessoas. Afinal, hoje, quem possui uma máquina de lavar não precisa mais ficar diante de um tanque de lavar roupas durante horas, esfregando e enxaguando diversas peças. Mas será que todas as suas peças de roupa podem ser lavadas na máquina de lavar? Bom, nunca lave estas coisas na máquina de lavar, veja o motivo.
No momento de lavar as roupas, é fundamental realizar a separação das peças antes de introduzi-las na máquina. Geralmente, essa separação se dá considerando as cores das peças, mas também é necessário ficar atento quanto ao tipo de tecido, especialmente quando se trata de roupas um pouco mais delicadas. Cada tipo de tecido exige um tipo de lavagem específica, então, será que todos eles podem ser lavados na máquina? É isso que você irá descobrir aqui, portanto, leia com atenção e veja como cuidar corretamente de suas roupas.
Nunca lave estas coisas na máquina de lavar
Em primeiro lugar, para que as suas peças fiquem conservadas por um tempo maior, é fundamental seguir algumas regras básicas de lavagem. Essas regras fazem com que as roupas fiquem conservadas por um tempo maior, independentemente de qual seja o tecido. Então, as dicas são: prefira utilizar sabão neutro, utilize amaciante na medida certa e não utilize alvejantes que sejam à base de cloro. Entendido isso, veja agora como cuidar de cada tipo de tecido no momento da lavagem:
Algodão
No momento de comprar uma roupa, grande parte das pessoas analisa se a peça é 100% algodão, não é mesmo? Isso porque as roupas de algodão costumam ser mais confortáveis e possuem um bom caimento. Mas as roupas de algodão costumam ficar desgastadas com mais facilidade, pois as fibras desse tipo de tecido se desgastam facilmente. Então, é necessário tomar muito cuidado na hora de lavar as roupas com esse tipo de tecido.
Se você não possui tempo para lavar esse tipo de roupa à mão, não coloque as peças feitas com esse tipo de tecido na função de lavagem mais pesada da sua máquina, além disso, sempre lave as peças com água fria. Caso as peças sejam brancas, evite a utilização de alvejantes que tenham como base o cloro, pois eles fazem com que as fibras do tecido endureçam.
Seda
A seda também é um tipo de tecido bastante delicado, por isso, é preferível que ele seja lavado à mão. Para realizar a lavagem de roupas de seda na máquina de lavar, é necessário ativar o ciclo para roupas leves e as peças devem também ser dispostas em saquinhos. Dessa forma, o tecido não se danifica. Além disso, a seda é um tecido muito fino, logo, se ficar solta na máquina, pode se enroscar em outros tecidos e, inclusive, rasgar. Portanto, é preferível lavar peças de seda à mão.
As roupas de poliéster e de lã também devem ser lavadas com muita cautela. Para preservar esse tipo de tecido, o ideal é que as peças sejam lavadas à mão. Caso contrário, coloque o modo mais rápido para roupas de poliéster e o modo mais delicado para as peças de lã. Mas lembre-se: nenhuma delas podem ser centrifugadas.