Hoje nós vamos contar como se aposentar em 2023 mesmo se você nunca contribuiu com o INSS.
Muitos não sabem, mas existe uma forma de receber um salário mínimo mensal em caso de necessidades especiais ou de idade avançada, como uma aposentadoria. Até mesmo sem nunca ter contribuído para a Previdência Social, e por isso, várias dessas pessoas podem perder um benefício social a que se tem direito e ajudaria muito no sustento de suas famílias.
Pensando nisso, nós separamos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar. Assim, esperamos ajudar você a entender melhor sobre esse benefício e como solicitá-lo.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final. Certamente obterá todos os conhecimentos necessários sobre os programas sociais do Governo.
Como se aposentar em 2023 sem nunca ter contribuído com o INSS?
Se você está precisando de uma aposentadoria, seja por idade ou por incapacidade, e nunca contribuiu com a Previdência Social, saiba que existe um programa social do Governo que paga um salário mínimo para pessoas, que assim como você, necessitam de um auxílio financeiro, mas não tem direito aos benefícios do INSS por falta de contribuição.
Esse programa social se chama Benefício de Prestação Continuada, ou, como é mais conhecido, BPC-Loas.
Através do BPC-Loas, os cidadãos brasileiros podem ter acesso a um salário mínimo mensal, para suprir suas necessidades e garantir uma melhor comodidade e dignidade.
O que é o Benefício de Prestação Continuada?
O Benefício de Prestação Continuada é um programa do Governo Federal, que assim como os benefícios da Previdência, é pago pelo Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS.
Todos os cidadãos brasileiros que precisam de uma aposentadoria ou auxílio doença, mas nunca contribuíram para a Previdência Social, tem direito ao BPC-Loas. Este direito paga um salário mínimo por mês para todos esses cidadãos que comprovem que não conseguem manter a si mesmos e suas famílias. Dessa forma, qualquer condição que seja um empecílio para o exercício do trabalho como: idade avançada, ou por uma doença ou deficiência.
Como solicitar o Benefício de Prestação Continuada?
Para solicitar o Benefício de Prestação Continuada, o indivíduo interessado precisa se deslocar até o CRAS de sua cidade para realizar a inscrição no Cadastro Único.
Então é só realizar um agendamento na agência do INSS mais próxima para enviar o formulário de solicitação para análise.
Para isso, você precisará apresentar todos os documentos pessoais e de seus familiares, e agendar uma consulta com um agente do INSS para realizar uma perícia médica, e comprovar a incapacidade.
Você pode realizar esse agendamento através do número da Central de Atendimento da Previdência Social, o 135, ou pelo site da previdência na internet.
Depois da aprovação de sua solicitação, você receberá uma carta do INSS em sua casa, e essa análise leva no máximo 45 dias. Depois disso, você receberá um cartão e poderá sacar seu benefício.
Agora que você já sabe como se aposentar sem nunca ter contribuído com o INSS, é só seguir as instruções para solicitar o Benefício de Prestação Continuada.