A diabetes é uma doença crônica que atinge diversas pessoas em todo o mundo. Geralmente, o surgimento dessa doença está associado ao consumo excessivo de açúcar. Mas, apesar de muitas pessoas conhecerem as implicações dessa doença e as formas de evitá-la, o número de pessoas com diabetes aumenta.
Ainda que os estudos a respeito de inúmeras doenças e suas formas de tratamento tenham evoluído de forma significativa nos últimos anos, muitas doenças continuam surgindo com frequência, e a diabetes é uma delas. A saber, o número de indivíduos com a doença triplicou nos últimos trinta anos na América, de acordo com um relatório publicado pela OPAS.
Além disso, a grande preocupação dos médicos é que a doença não tem crescimento apenas entre indivíduos adultos, mas também na população jovem.
O que é diabetes?
Antes de entender melhor as causas do aumento da diabetes é preciso entender do que essa doença se trata. O diabetes é uma doença metabólica na qual a insulina não consegue degradar as moléculas de glicose na velocidade necessária.
Isso faz com que os níveis de glicose na corrente sanguínea aumentem, provocando alguns malefícios, como, por exemplo, problemas renais, cardiovasculares, cerebrais, amputação de membros e cegueira. A diabetes pode ocorrer de duas formas distintas: tipo 1 e tipo 2.
Diabetes tipo I
No diabetes tipo 1, também denominado como diabetes insulinodependente, o pâncreas não consegue produzir a quantidade suficiente de insulina, uma vez que suas células passam por um processo de degradação autoimune. Sendo assim, quem possui essa doença deve tomar injeções com o hormônio insulina para manter a glicose em níveis normais.
Diabetes tipo II
O diabetes tipo II, também denominado como diabetes não insulinodependente, surge, na maioria das vezes, em indivíduos que possuem mais de 40 anos de idade e que estão acima do peso. Porém, nos últimos anos um número preocupante de jovens têm sido diagnosticados com esse problema, especialmente devido à alimentação deficiente de nutrientes.
Nessas pessoas, o corpo realiza a produção de insulina, porém, ela não consegue atuar de forma efetiva devido à obesidade.
Número de pessoas com diabetes aumenta, saiba por quê
Como mencionado anteriormente, o número de indivíduos diagnosticados com diabetes tem aumentado. Mas por que isso ocorre? Um dos motivos do aumento dessa doença é o aumento do sobrepeso e da obesidade em adultos, além disso, a maioria das pessoas não realiza atividade física e aproximadamente 30% dos indivíduos jovens se encontram acima do peso.
Sendo assim, um dos principais motivos para o crescente número de indivíduos diabéticos é o sedentarismo e a alimentação desregrada. Diferentemente do diabetes tipo I, que não pode ser prevenido devido a falhas do pâncreas para produzir o hormônio insulina, o diabetes tipo II pode ser prevenido. Nesse sentido, é fundamental realizar atividade física e manter uma dieta saudável.
Hoje, existem aproximadamente 62 milhões de pessoas com diabetes nas Américas. Porém, estima-se que esse número é ainda maior, uma vez que quase metade das pessoas não sabem que possuem a doença.