O número de registros de casamento em 2019 ficou 2,7% abaixo do registrado no ano anterior. É o que aponta o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira, dia 9. Aliás, este é o quarto ano seguido em que a taxa apresenta retração. Ou seja, os brasileiros estão casando menos a cada ano que se passa.
Além disso, o IBGE também informou que a redução foi ainda maior no número de uniões entre pessoas do mesmo sexo (-4,9%). Neste caso, houve 9.056 formalizações de uniões civis em 2019, contra 9.520 em 2018. A saber, o resultado veio depois da explosão de casamentos verificados em 2018, quando o índice chegou à marca impressionante de 64,7% de aumento. Também vale ressaltar que, do total de matrimônios entre pessoas do mesmo sexo, os casamentos femininos responderam por 59,1% dos registros em 2019.
Veja os número entre as regiões do Brasil
De acordo com o IBGE, o número de casamentos registrados em cartórios caiu em todas as regiões do país. O Sudeste ganhou destaque com a maior variação negativa, ao cair 4,0% no ano. Já a região Norte apresentou uma queda bem menor, de 0,3%.
O IBGE também apresentou os dados de casamentos entre pessoas de mesmo sexo. Em síntese, apenas a região Norte teve alta no número de matrimônios (6,5%). No entanto, as outras quatro regiões apresentaram recuos em seus números, com destaque para o Centro-Oeste (-13,1%) e o Sul (-12,8%).
Ao mesmo tempo, o levantamento apontou que, para cada mil habitantes, 6,2 pessoas optaram por união através de casamento legal em 2019. A propósito, a diferença das idades médias dos cônjuges é de aproximadamente três anos em casamentos de pessoas solteiras de sexos diferentes. Em suma, os homens se uniram, em média, aos 31 anos. Já as mulheres realizaram o matrimônio, em média, aos 28 anos no ano passado.
LEIA MAIS
Inflação medida pelo IPC-S sobe em cinco das oito classes de despesas pesquisadas
Licenciamento de motocicletas recua 7% em novembro, diz Abraciclo