Apenas dois dias após apresentar problemas no Pix, o aplicativo do Nubank voltou a assustar usuários. Hoje, 5, o problema foi mais grave: clientes não conseguiam acessar nenhum dos serviços do banco, o que inviabilizou, além do Pix, o pagamento de contas, extratos de transações, operações de câmbio e demais serviços.
Novamente, o problema no Nubank gerou desconforto com os clientes do banco, que partiram para as redes sociais para reclamar dos serviços. Em nota, a empresa não divulgou o que aconteceu, mas disse que estava trabalhando no caso. Na postagem deste texto, o aplicativo se encontra normalizado.
É normal aplicativos de banco fora do ar?
O Brasil parece que está passando por uma fase ruim. Nas últimas semanas, alguns aplicativos de bancos andam não funcionando corretamente. É o caso do aplicativo do Itaú, que impediu que clientes não acessassem os serviços. Além disso, o Banco Central divulgou vazamento de dados do Pix na rede Abastece Aí. Na última segunda-feira, 3, foi o Nubank que apresentou problemas.
Contudo, o erro estava vinculado apenas às transações do Pix. Com isso, usuários poderiam usar normalmente as outras funcionalidades da plataforma. Hoje, 5, o problema foi outro: o aplicativo todo saiu do ar. Dessa forma, está ficando cada vez mais comum vermos esses erros nos bancos brasileiros. Apesar disso, nenhum desses problemas representa falhas de segurança, com exceção do vazamento do Pix.
Vale lembrar que o Brasil possui um dos sistemas financeiros mais seguros do mundo, o que traz bastante confiança às instituições. Contudo, a queda de aplicativos, como o do Nubank, pode acontecer, principalmente pelo fato de os bancos terem muitos clientes e atuarem com serviços digitais.
Por conta disso, especialistas dizem que o ideal é ter contas em mais de um banco, e que ambas tenham características semelhantes. Dessa forma, você consegue se proteger das instabilidades das plataformas e não ficar sem o desconforto de não ter acesso ao seu dinheiro.
As redes sociais reagiram ao Nubank
A queda no aplicativo do Nubank gerou manifestações nas redes sociais. Nesta manhã, o site DownDetector registrou mais de 5 mil reclamações sobre o aplicativo da fintech. Com isso, é possível afirmar que a queda foi para todos os usuários, que ficaram desconfortáveis com a impossibilidade de acessar o dinheiro.
No Twitter, usuários reclamaram. “Fiz um pix p minha conta nubank, que está fora do ar, e agora meu dinheiro tá aonde? no vento???“, questionou um usuário. Além disso, outro usuário disse que precisava do dinheiro “pra já“. Outros usuários também notificaram a impossibilidade de pagar boletos.
Apesar disso, é importante lembrar que a falta de acesso ao aplicativo do Nubank não demonstra uma falha de segurança da plataforma. Com isso, o banco segue sendo bastante seguro. Atualmente, o roxinho tem mais de 56 milhões de clientes no Brasil e mais de 70 milhões em toda a América Latina, se consolidando como um dos maiores bancos do país.