A maior fintech do Brasil, o Nubank, passou a fornecer um novo serviço em seu aplicativo recentemente. Trata-se do parcelamento de boletos, à semelhança de outras empresas, como o PicPay. Agora, é possível parcelar pagamentos. Quem paga, divide o valor, enquanto que, quem recebe, tem o valor completo em conta. E as funcionalidades disso são diversas, principalmente para lojas internacionais.
Por isso, vamos falar mais sobre esse parcelamento de boletos e como ter acesso a ele. Ainda, vamos mostrar quando que pode ser uma boa ideia usar esse serviço, além de comparar as taxas entre Nubank e PicPay.
O parcelamento de boletos no Nubank
Agora o Nubank tem mais um serviço disponibilizado para seus clientes. Na hora de pagar o boleto, o usuário poderá optar pelo parcelamento da fatura em até 12 vezes. Apesar disso, é importante ressaltar que essa operação tem juros e deve ser usada com muita sabedoria. Contudo, é inegável que isso ajuda, principalmente na hora de um aperto financeiro.
Isso porque os juros do parcelamento são menores que os juros de muitas multas. Isso acontece, principalmente, para as faturas de cartões de crédito. Ao pagar apenas o mínimo da fatura, o restante tem um dos maiores juros do mercado. Com isso, é mais vantajoso que você parcele o boleto nessa nova funcionalidade, mesmo dentro do próprio Nubank. Além disso, é uma boa opção para compras internacionais. Um dos casos mais famosos são aparelhos de tecnologia. Ao comprar nos Estados Unidos, por exemplo, não é possível parcelar no cartão de crédito. Com isso, o parcelamento em 12 vezes pode fazer a diferença na hora de comprar os produtos por um preço mais baixo. Contudo, lembre-se de sempre olhar o valor final, com os juros. Isso porque, com a incidência deles, algumas operações deixam de valer à pena.
Apesar disso, o Nubank deixa mais uma funcionalidade ativa nos aplicativos. O banco afirma que a colocação do serviço é automática e não é preciso solicitar ativação prévia. Para ter acesso, basta entrar no aplicativo e fazer os passos de pagar o boleto normalmente. Após ler o código de barras ou colocar o número da fatura, abrirá, automaticamente, as opções de pagar com saldo ou de parcelar. Ali são mostradas as mensalidades.
Vale a pena parcelar ali?
Ao simular o pagamento de um boleto qualquer no Nubank e no PicPay, poderemos ter uma breve comparação entre as taxas anuais dos dois pagamentos. Contudo, é importante informar que as taxas variam de cliente para cliente, a depender do risco e da forma de uso do aplicativo. Dessa forma, as taxas variam entre pessoas, mas também entre os diferentes momentos do mercado.
Ao parcelar um boleto em 4 parcelas, o Nubank apresentou uma taxa anual de 34,56% ao ano, o que dá cerca de 10% nesse período de quatro meses. Por outro lado, o PicPay atingiu uma taxa anual de 50,51%, o que representa 14% nesse mesmo período. Com isso, nessa simulação, vale mais a pena parcelar os boletos com o banco, em vez de usar a plataforma do PicPay. Contudo, é importante que o cliente simule em ambas as plataformas do mesmo jeito, por conta da variação das taxas.