O Nubank lançou uma funcionalidade que agradou diversos clientes hoje, 3. Agora, com o Modo Rua, os clientes podem limitar os valores de transações quando estiverem fora de casa. A medida servirá para evitar problemas com roubos de celulares ou, ainda, diminuir os prejuízos dos clientes em caso de furto de aparelhos celular.
Por isso, é fundamental entender como funcionará o Modo Rua do Nubank e como você pode usá-lo para proteger ainda mais o seu dinheiro.
O que é o Modo Rua do Nubank?
O Modo Rua é uma tentativa do Nubank de diminuir os impactos de roubos de telefones. Isso porque, há alguns meses, clientes reclamaram do descuidado do banco em relação as transações feitas no aplicativo. O lançamento faz parte de uma série de funções voltadas à segurança das transações dentro do app do roxinho.
Isso porque pessoas que tinham seus telefones roubados viam empréstimos de altos valores sendo tirados em seu nome. Contudo, não havia contato do banco para dar segurança à operação e bloquear possíveis fraudes. Dessa forma, o Nubank viu sua imagem manchada por alguns relatos como esse e anunciou o Modo Rua como solução.
Nessa funcionalidade, o cliente poderá definir um valor total máximo para as transações feitas com o Pix, além das transferências bancárias via TED e dos pagamento de boletos, como água e luz. Por outro lado, o Nubank afirma que será possível fazer transações de valores maiores que o estipulado no Modo Rua, desde que o cliente cadastre a biometria facial e faça o desbloqueio na hora da transação. Com isso, o cliente se protege de transações maldosas, ao mesmo tempo em que tem segurança na hora de fazer seus pagamentos.
Apesar da novidade, alguns serviços ainda não possuem essa trava de segurança. Dessa forma, a retirada de empréstimos e o uso dos cartões ainda não possuem essas travas. O Nubank afirma que deve lançar uma modalidade parecida com o Modo Rua para esses serviços em breve.
Como funcionará na prática?
O Nubank já deu alguns detalhes de como funcionará o Modo Rua na prática. Dessa forma, você já pode se programar antes mesmo de ativar a funcionalidade. E basicamente o funcionamento acontecerá através da conexão de internet de seus clientes.
Quando o cliente estiver conectado ao Wi-Fi de casa, o Modo Rua é automaticamente desativado. Ao escolher novas formas de conexão, como outras redes e até mesmo o 4G, a trava de segurança é ativada e a biometrial facial será solicitada, caso da transação exceda o valor estipulado pelo próprio titular da conta.
Por isso, especialistas em segurança informam que a funcionalidade é bastante recomendada, principalmente porque protege o cliente de grandes desvios de dinheiro em caso de roubo de telefone. Por fim, a medida traz mais segurança a quem costuma deixar a reserva de emergência no banco.