O aplicativo da instituição financeira ficou fora do ar nesta segunda-feira (03), gerando reclamações de milhares de clientes nas redes sociais. Segundo usuários, o principal problema estava no acesso ao aplicativo e, inclusive, os problemas com o aplicativo do banco chegou a colocar o Nubank nos trending topics do Twitter, com mais de 7 mil menções.
Nesse sentido, o aplicativo passou a apresentar instabilidade por volta das 15h49, segundo o site DownDetector, que registra reclamações de usuários sobre sites e aplicativos. Até as 16h35, o DownDetector já havia registrado mais de 3 mil notificações relacionadas ao problema de acesso ao aplicativo do banco. Apenas por volta das 18h que o Nubank havia informado a resolução do problema.
“O Nubank informa que o problema no acesso ao app por parte da nossa base de clientes, na tarde de hoje (3/4), já foi resolvido. Lamentamos o ocorrido e, caso o cliente ainda encontre alguma indisponibilidade, a recomendação é atualizar o app diretamente na Google Play”, disse o Nubank, em nota oficial divulgada ainda hoje.
Entre os problemas relatados pelos usuários em relação ao Nubank, foram citadas as principais funções de pagamento, como Pix e pagamento via boleto. Além disso, outros usuários apontaram que transações realizadas nesta manhã não foram concretizadas. Alguns usuários não tiveram problemas com o aplicativo, o que indica que apenas uma fração de fato ficou com o app do Nubank fora do ar.
Não perca: ALERTA GERAL para quem trabalhou antes de 1994
Nubank é a instituição financeira mais utilizada pelos brasileiros
Uma pesquisa divulgada pela Cadarn Consultoria, em parceria com a idwall, apontou que a instituição financeira mais utilizada pelos brasileiros para administrar sua vida financeira é o Nubank, aproximadamente 25% dos brasileiros utilizam o banco para este fim. A pesquisa foi realizada entrevistando 2,1 mil pessoas, analisando 23 bancos digitais e tradicionais, entre novembro de 2022 e janeiro de 2023.
O estudo foi divulgado no final de março, apontando que os cinco maiores bancos do país aparecem em sequência, acumulando 51%, sendo eles: Caixa (12%), Itaú (12%), Banco do Brasil (10,5%), Bradesco (10,5%) e Santander (6%). Um outro dado analisado foi a confiabilidade nas instituições financeiras, onde o Nubank também liderou com 25%, seguido por Caixa (17%), Itaú (17%), Banco do Brasil (15%), Bradesco (12,5%) e Santander (7,5%).
A análise por classe social aponta que os bancos digitais são os mais utilizados pelos brasileiros que se encontram nas classes D e E (62%), enquanto os bancos tradicionais são os mais utilizados pelos brasileiros que se encontram na classe A. A análise por idade aponta que usuários com mais de 41 anos são aqueles que mais possuem conta em bancos tradicionais (68%), por outro lado, usuários com menos que 21 anos são aqueles que mais possuem contas em bancos digitais, totalizando 65%.
Por fim, a pesquisa apontou que os produtos financeiros mais buscados pelos clientes de instituições financeiras são o cartão de crédito (84%), seguido pelo cartão de débito (73%) e, por fim, transferências e pagamentos (64,5%). Tais produtos são itens comuns tanto a bancos digitais, como o Nubank, quanto a banco digitais, como Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco. Isso mostra o quanto bancos tradicionais vem sofrendo forte concorrência de bancos digitais.
Veja agora: MUDANÇAS importantes no empréstimo consignado do INSS