Atualmente, o PIX do Nubank apresenta uma novidade para os usuários com a possibilidade de cancelar a transferência. Sendo assim, a mudança possibilita que os problemas com erros durante a transferência sejam bem menores.
Caso você ainda não tenha conferido como funciona essa nova função, basta continuar acompanhando este conteúdo. Afinal de contas, separamos as principais informações sobre a opção e como utilizar agora mesmo em seu aplicativo.
Entenda como funciona o PIX no Nubank
Primeiramente, o PIX é um método de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central em 2020. Uma maneira rápida e simples de enviar e receber fundos em sua conta bancária usando uma chave pessoal para cada usuário.
Portanto, não há cobrança de tarifa pela transferência e os tradicionais TED e DOC ficam de lado. Hoje, todos os bancos que atuam no Brasil têm a possibilidade de cadastrar uma chave PIX e realizar transações por meio dessa modalidade.
No Nubank não é diferente, o banco digital também tem a possibilidade de enviar e receber valores via PIX. O grande problema é que esse modelo de transação não oferece a possibilidade de reversão.
O que acontece se você erra no PIX?
No momento, se você fizer um PIX no Nubank para o beneficiário errado, não tem como a instituição mediar a situação. A única forma é em casos de golpe com comprovação de que houve fraude na transação.
Todavia, ainda é um processo complicado e com muita burocracia na comprovação de golpe. Nesse caso, ambas as instituições (a sua e a que enganou) devem bloquear e devolver o valor.
Se houver, portanto, transferências erradas, a única forma segura de recuperar o seu dinheiro é falar com o destinatário. Sendo assim, se ele entender que recebeu um valor que não era adequado para ele, pode devolver, até mesmo por meio do PIX.
Novidades do PIX no Nubank
Porém, como forma de inovação, o Nubank surgiu com uma solução diferente para evitar o problema do PIX. Agora é possível cancelar um PIX que ainda não tenha concluído, uma vez que dentro da modalidade, existe a alternativa de agendar o repasse dos valores ao beneficiário.
Assim, veja como cancelar um PIX incorreto pelo Nubank, de forma simples pelo aplicativo do banco:
- Na página inicial, clique em Contas no canto da tela;
- Em seguida, selecione o histórico de transações de sua conta;
- Identifique a transação agendada que deseja cancelar;
- Por fim, toque em “precisa cancelar?” e confirme.
Além disso, o banco pode solicitar uma justificativa para o cancelamento. Porém, o processo não é muito burocrático e em poucos segundos o PIX será cancelado. Depois disso, não esqueça de verificar se a solicitação foi realmente concluída em seu histórico.
É possível cancelar um PIX no Nubank?
Acima de tudo, cabe salientar que hoje em dia não há opção de cancelar ou devolver um PIX que você já criou no Nubank. Ao final da transação, o valor vai para a conta destino e a instituição não se responsabiliza em caso de erro.
No entanto, no modo de planejamento, é possível cancelar antes que o valor saia da sua conta. Essa é uma novidade do aplicativo para evitar problemas com transações errôneas por parte do banco.
Dessa forma, se você tiver um PIX agendado no Nubank, poderá cancelá-lo nas configurações da sua conta. No entanto, não se esqueça de verificar se a data da transferência ainda não expirou.
Não perca: Atenção! Seu benefício pode ser aumentado com a revisão da vida toda 2023
Reportagem muito bem escrita, porém todos os bancos tem agendamento do pix, e não do a nubank que eu uso por sinal e acho um bom banco.