Mais uma tentativa de golpe envolvendo o nome do Nubank.
Todos nós sabemos quais são as maravilhas da tecnologia e todo o universo digital. Contudo, ao mesmo tempo, tem quem use esses recursos para o lado negativo, com o intuito de cometer crimes e obter lucro em cima de outras pessoas.
Por esse motivo, é importante que você fique até o final do artigo para conhecer as novas modalidades que estão aplicando por aí, para que você não seja uma vítima.
PIX de Natal do Nubank: Fato ou fake?
Atualmente, circula pela internet uma suposta campanha de Natal envolvendo o Nubank, que teria se comprometido a conceder um Pix de R$ 200 para todos os que participassem de uma dinâmica em um site específico.
Então, para ter acesso ao suposto PIX, é preciso que o usuário responda algumas perguntas.
Depois, após a conclusão, é necessário compartilhar o link da promoção com amigos pelo WhatsApp.
No entanto, trata-se de uma falsa promoção, sendo mais um golpe para obter dados dos usuários e não tem nenhum vínculo com o Nubank.
Como funciona o golpe?
A princípio, são perguntas simples, tais como: “Você é cliente Nubank?”; “Qual é sua faixa de idade?”; “Como você avalia o Nubank hoje?” e “Você nos recomendaria para amigos ou familiares?”.
Assim, após a sequência de perguntas, o usuário é incentivado a escolher uma ‘caixa premiada’.
Entretanto, no lugar de concorrer e receber o prêmio prometido, o participante pode ser direcionado a outros sites de falsas promoções, ou um site que pode infectar o seu aparelho de celular com um vírus malware.
Caí no golpe, e agora?
Após responder as perguntas da falsa promoção do Nubank, se o seu dispositivo começar a apresentar comportamentos estranhos, use algum antivírus para verificar se há algum arquivo malicioso em seu aparelho.
Ligação com gravação
Por fim, cabe também te alertar para outro golpe que está repercutindo bastante na internet. Os criminosos disparam ligações, e inclusive exibem no visor um número que é do Nubank, mas a origem da ligação não é do banco.
Então, quando você atende, tem uma gravação mencionando que houve uma compra em valor acima de R$ 1.000 em determinado local, e solicita que você tecle um número se reconhece o gasto, e outro número se não o reconhece.
Já aconteceu, inclusive, com pessoas que sequer têm conta no Nubank. Portanto, nesse caso, a orientação é desligar imediatamente.
Se você tiver conta no banco, busque um canal oficial para esclarecer qualquer informação. Jamais tecle uma das opções solicitadas pela gravação.