O banco digital mais famoso do Brasil atrasará o lançamento de uma funcionalidade muito aguardada. Isso porque os clientes precisarão esperar mais um pouco para ter acesso ao empréstimo consignado pelo aplicativo do banco. Em entrevista, o CEO da empresa, David Vélez, disse que o serviço deve entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2023.
Com isso, quem está querendo tirar um empréstimo consignado precisará procurar outros bancos. Por isso, vamos falar sobre as atuais taxas do empréstimo e como conseguir negociar valores ainda menores com as instituições.
Como estão os juros atuais do empréstimo consignado?
O site do Banco Central mostra os percentuais de juros das principais modalidades de crédito no Brasil. No intuito de ampliar a competição entre bancos, a ferramenta também serve como uma excelente fonte de pesquisa para quem está procurando o empréstimo consignado. Como o Nubank ainda não tem a modalidade, ele também não tem percentuais definidos.
Como o consignado é mais barato, é preciso entender que existem três modalidades. A primeira se refere à modalidade de empréstimo para funcionários de carteira assinada, mas também existem a modalidade para funcionários públicos e aposentados e pensionistas do INSS.
Segundo o próprio site do Banco Central, os juros mais baixos são no empréstimo consignado para funcionários públicos em atividade. Nessa modalidade, os juros vão de 1,14% a 1,55% ao mês nas 10 primeiras colocações. Para os aposentados e pensionistas do INSS, as taxas vão de 1,35% a 1,72% ao mês nas 10 primeiras colocações. Por último, o consignado para trabalhadores com carteira assinada tem juros de 1,52% a 2,09% ao mês.
Com isso, é possível negociar as taxas do empréstimo consignado com o seu banco, caso ele tenha percentuais maiores. Vale lembrar que o fato de ser descontado na folha de pagamento diminui o risco para os bancos, o que diminui o custo para o cliente.
Nubank vai aumentar o crédito para clientes
Com a entrada do empréstimo consignado, o Nubank vai aumentar a possibilidade de crédito para seus clientes. Atualmente, o banco trabalha com poucas modalidades de empréstimo, além do famoso cartão de crédito do roxinho. Com isso, quem ganha é o cliente, que terá muito mais opções para solucionar a vida financeira.
Além disso, atualmente o Nubank tem grande parte de sua renda voltada a faturas atrasadas do cartão de crédito. Cerca de 80% da arrecadação com crédito vem do cartão de crédito, ao passo que os 20% restantes vem dos empréstimos pessoais. Nessa última modalidade, o Nubank também se destaca com taxas menores que a média do mercado, mas que varia entre cada cliente do banco.
Apesar disso, os impactos nas finanças do empréstimo consignado devem ser sentidos apenas em 2024. Com o início da modalidade, o Nubank deve ter uma alta taxa de recuperação de crédito, o que aumentará os lucros do banco. Para os clientes, o roxinho será mais uma oportunidade para conseguir taxas menores e serviços mais eficientes.