Números revelados nesta quinta-feira (27) pelo Ranking de Reclamações do Banco Central (BC) mostram que o Nubank, considerada a principal instituição financeira digital do país, se tornou o quarto maior banco do Brasil. Criado em São Paulo no ano de 2013 por David Vélez, Cristina Junqueira e Edward Wible, o Nubank é uma empresa startup brasileira pioneira no segmento de serviços financeiros, atuando como operadora de cartões de crédito e fintech com operações no Brasil e outros países da américa latina.
Veja como fazer MAIS DE UM empréstimo pelo Nubank
De acordo com as informações publicadas pelo Ranking de Reclamações do Banco Central, o Nubank conquistou o posto de quarta maior instituição financeira do país após desbancar a quantidade de clientes que tem o Banco do Brasil no segundo trimestre de 2023.
Hoje, o banco digital soma 77,6 milhões de clientes contra 74,5 milhões do BB, segundo os dados do ranking. Agora, na frente do Nubank, estão Itaú, Bradesco e Caixa. Esses dois últimos já ultrapassaram a marca de cem milhões de clientes. O Itaú, por outro lado, está a menos de 70 mil correntistas deste número.
Abaixo você confere o Ranking de Reclamações do Banco Central na categoria números de clientes divulgado nesta quinta. Veja:
- Caixa Econômica Federal: 150.374.233 clientes
- Bradesco: 104.486.688 clientes
- Itaú Unibanco: 99.936.353 clientes
- Nubank: 77.665.209 clientes
- Banco do Brasil: 74.579.521 clientes
- Santander: 64.360.563 clientes
- Original: 50.266.862 clientes
- Mercado Crédito: 47.390.877 clientes
- AME Digital: 32.678.718 clientes
- Pagbank-Pagseguro: 29.451.137 clientes
No relatório do Ranking de Reclamações do Banco Central, além de informações sobre o número de clientes, também há informações sobre as reclamações feitas pelos correntistas destes bancos no segundo trimestre deste ano.
Neste quesito, o conglomerado formado pelo BTG Pactual e pelo Banco Pan, o grupo Bradesco e o Banco Inter lideram. De acordo com o Banco Central, para se chegar aos números, foi preciso dividir a quantidade de reclamações pelo montante de clientes de cada instituição.
Com isso, a autoridade monetária equilibra o volume de queixas com o tamanho do banco. Veja os três primeiros bancos nessa lista:
- 1.004 reclamações contra o grupo BTG/Pan (que soma 23 milhões de clientes);
- 3.229 reclamações contra o Bradesco (104,5 milhões de clientes);
- 776 reclamações contra o banco Inter (26,4 milhões de clientes).
Segundo o canal “CNN Brasil”, os bancos, após a divulgação dos dados, publicaram notas afirmando que buscam promover melhorias em seus sistemas para reduzir os índices de reclamações consideradas procedentes pelo Banco Central.
Leia também: Grande ALERTA do Nubank: banco vai PERDOAR dívidas de até R$ 100? Saiba agora