O fim do ano chegando e a dúvida maior dos aposentados, pensionistas e outros beneficiários, é qual o valor a receber no ano seguinte. Por isso, hoje nós vamos indicar os novos valores da aposentadoria para 2023.
Como funciona o reajuste anual do INSS?
O reajuste anual das aposentadorias do INSS tem a intenção de repor a inflação do ano anterior, pois se não houvesse reajuste, as pessoas acabariam perdendo o poder de compra. Assim, o reajuste é dado para que ocorra o recebimento dos valores corrigidos, o que irá contribuir para suprir as necessidades básicas.
Quem recebe o salário mínimo, será pago o valor de 1 salário mínimo, que terá reajuste anual em janeiro de 2023. Estima-se que sejam mais de 23 milhões de segurados que terão o reajuste. Até o momento, o valor aproximado para o salário mínimo será de R$1.302,00.
O pagamento é feito a partir do último número do benefício, antes do dígito verificador. E a cada dia é feito o pagamento de um número final de benefício em cronograma do INSS. Quem recebe mais de 1 salário mínimo, o aumento da aposentadoria terá um cálculo diferente. Uma vez que além de considerar a inflação do ano anterior, ainda constará no cálculo o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
Normalmente, para quem recebe mais do que 1 salário mínimo, o índice aplicado é menor daquele aplicado para pessoa que recebem 1 salário mínimo. Indica-se este percentual juntamente com o percentual de reajuste do salário mínimo, em janeiro de 2023.
O pagamento ocorre da mesma maneira, ou seja, a partir do último número do benefício antes do dígito verificador. O pagamento ocorre a partir do 1º dia útil do mês subsequente, sendo pagos 2 números finais de benefício por dia, estipulado no cronograma.
Existe alguma maneira de solicitar a revisão do reajuste?
Existe uma maneira de solicitar a revisão de reajuste que se chama Revisão da Vida Toda, que é uma forma de reajuste que considera todos os salários de contribuição da vida da pessoa, e não considerando somente o período após julho de 1994. Esta maneira de solicitar a revisão do reajuste serve somente para aposentados do INSS, e a forma geral de cálculo, considera somente períodos de contribuição a partir de julho de 1994.
Esta data representa o início da implantação da moeda real, e a conversão para cruzeiro real, cruzado e cruzado real dificulta muito o cálculo, além de possibilitar a redução dos valores de contribuição. Mas em outras situações, pode haver prejuízo para as pessoas que sempre contribuíram sobre o teto, mesmo antes de julho de 1994, se for considerar o cálculo feito pelo INSS nos dias de hoje.
Assim, se você está nesta situação, é válido pedir a Revisão de Vida Toda, e aumentar o valor a ser recebido, bem como solicitar o pagamento não efetivado nos últimos 5 anos.