Os novos saques PIS/PASEP somam mais de 400 milhões esquecidos. Isso porque, muitos trabalhadores brasileiros que têm direito a benefícios governamentais, acabam deixando de fazer a retirada por diversos motivos.
De acordo com dados recentes, ainda há um valor de R$ 421,5 milhões esquecidos nas contas, pertencentes a 445.514 trabalhadores. O prazo para resgatar esse dinheiro vai até o dia 28 de dezembro deste ano.
Sendo assim, reunimos algumas das principais informações para que você não perca a oportunidade de resgatar o seu dinheiro. Acompanhe a leitura até o final e confira!
Novos saques PIS/PASEP: veja o que é o abono?
O abono salarial PIS/PASEP é um benefício que o Governo paga anualmente aos trabalhadores que atendem a determinados critérios. Assim, trata-se de uma espécie de 14º salário, voltado para aqueles que recebem até dois salários mínimos. Ademais, o valor varia conforme o tempo de serviço e pode chegar a um salário mínimo.
Quem tem direito ao abono salarial?
Conforme já mencionado acima, para ter direito ao abono salarial PIS/PASEP, é necessário preencher alguns requisitos básicos. São eles:
- Ter trabalhado ao menos 30 dias, consecutivos ou não, com registro em carteira no ano-base em questão;
- Ter remuneração média mensal de até dois salários mínimos;
- Estar devidamente cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos, e;
- Ter todos os seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Como consultar o saldo do abono salarial?
Para consultar o saldo do abono salarial é possível utilizar diferentes canais de comunicação que os órgãos responsáveis disponibilizam. Assim sendo, uma das opções mais eficientes é acessar o site oficial da Caixa Econômica Federal para o PIS, ou do Banco do Brasil para o PASEP, informando o número do CPF ou do PIS/Pasep e sua senha de acesso.
Qual o prazo para resgatar o abono salarial?
O prazo para resgatar o abono salarial PIS/PASEP é estabelecido pelo Governo Federal e varia de acordo com um calendário pré-definido. Dessa maneira, no caso do abono salarial referente ao ano-base de 2021, o prazo final para o saque é o dia 28 de dezembro deste ano. Então, após essa data, os valores que os trabalhadores não sacarem, serão devolvidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
O que fazer caso não consiga resgatar o abono salarial?
Por fim, caso o trabalhador tenha direito ao abono salarial PIS/PASEP, mas por algum motivo não consiga resgatá-lo dentro do prazo, é importante entrar em contato com os órgãos responsáveis. A Caixa Econômica Federal é responsável pelo pagamento do PIS, enquanto o Banco do Brasil é responsável pelo PASEP.
Além disso, é recomendável buscar informações e orientações sobre o assunto, para que seja possível regularizar a situação e resgatar o benefício.
Agora que você já sabe tudo sobre o fato de que os novos saques do PIS/PASEP somam mais de 400 milhões esquecidos, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!