Se você ouviu a notícia sobre os novos preços da Petrobras, e ficou curioso para saber de que forma isso afeta sua vida, saiba que você não está sozinho nessa. Assim como você, existem milhões de pessoas querendo saber que mudanças teremos na prática, com essa nova política de preços da empresa.
Antes de mais nada, informamos que de fato a vida de todo cidadão brasileiro será impactada de alguma maneira.
Quer saber de que forma as mudanças na política de preços da Petrobras afetará a sua vida e a de todos os cidadãos brasileiros? Continue a leitura até o final.
Em que consiste a mudança da política de preços da Petrobras
Essa mudança, considerada arrojada por muitos especialistas, trata-se de abrir mão da paridade de preços internacionais, passando a utilizar mecanismos baseados em custos. Sendo assim, os preços não serão mais reajustados automaticamente de acordo com a cotação do dólar e o mercado internacional.
Como a câmara reagiu à notícia dos novos preços da Petrobras
Entre os deputados, essa medida dividiu opiniões, enquanto a base governista aponta todas as vantagens e benefícios, os membros da oposição ainda vêem com certa desconfiança, pois acreditam que os novos preços da Petrobras poderão acarretar prejuízos à petroleira, gerando endividamento à empresa.
Principais vantagens destacadas pela base governista
Os deputados da base governista vêm com olhar muito positivo as mudanças apresentadas, ressaltando diversas vantagens na nova política de preços, tais como:
- Política de preços justa;
- Empresa mais forte;
- Garantia de desenvolvimento social e econômico;
- Queda no preço dos transportes e consequente diminuição no preço dos alimentos;
- Diminuição da inflação;
- Aumento nos investimentos.
Principais críticas apontadas pela oposição
Essa mudança feita pela Petrobrás poderá afetar a lucratividade da empresa e ainda não se sabe como os acionistas irão reagir, no entanto, os deputados da oposição apontaram alguns problemas que tal medida pode gerar, entre eles estão:
- Alta do dólar;
- Disparo do euro;
- Nervosismo nas bolsas;
- Endividamento da Petrobras;
- Contabilidade ilusória, sem resultados concretos.
Mudanças concretas na vida do cidadão brasileiro com os novos preços da Petrobrás
Com a baixa do dólar, os preços dos combustíveis tiveram uma queda e com essa mudança da política de preços da Petrobrás, eles não terão uma variação muito grande nesse valor, fato que ocorreu com frequência nos últimos anos. Dessa maneira, como não haverá oscilação, isso já afetará de maneira positiva o bolso do consumidor.
No entanto, esse não deve ser o único benefício, pois com a nova política de preços adotada pela Petrobras, os combustíveis estarão com preços menos variáveis. Isso deve fazer com que o transporte de alimentos atinja com mais facilidade os grandes centros de distribuição, por exemplo, chegando à mesa do consumidor brasileiro a custos bem mais acessíveis.
Outra vantagem destacada é que, assim como afirma o deputado Marx Beltrão (PP-AL), a Comissão de Defesa do Consumidor acompanhará a ação da Petrobrás para garantir a queda nos preços, dando às pessoas maior poder de compra e investimentos.
Enfim, Os novos preços da Petrobras dividiu opiniões. E você o que pensa sobre esse assunto? Então, não deixe sua opinião nos comentários