Todos os meses em que o auxílio emergencial é pago, a empresa de tecnologia guardiã dos dados cadastrais dos inscritos em programas sociais, a Dataprev, realiza avaliações para verificar a permanência no cumprimento do regulamento. Tendo isso em vista, um novo lote de aprovados para receber o benefício foi divulgado.
Confira, portanto, quem vai poder receber as parcelas atrasadas e como verificar o resultado individual do benefício; isto é, a situação ou status que se encontra o cadastro.
Novos beneficiários aprovados para receber o auxílio emergencial
Após a revisão cadastral da Dataprev, 110 mil mulheres chefes de família foram aprovadas para receber o auxílio emergencial 2021. A aprovação se deu pela comprovação de dados e a consequente elegibilidade do grupo com relação aos critérios de participação do programa.
Além disso, a análise levou à suspensão de mais de 600 mil benefícios para avaliação de inconformidades. Entre esses casos, estão 136 mil mães chefes de família. Com o desbloqueio do benefício para 110 mil mulheres, restam 27 mil cadastros que ainda estão em processamento. As pessoas com o benefício desbloqueado recebem todas as parcelas a que têm direito de forma retroativa; isto é, todas as parcelas que foram pagas desde o início dos pagamentos.
O resultado do processamento está disponível no site da Dataprev, no qual os participantes podem acessar todas as informações relacionadas ao seu cadastro junto ao auxílio emergencial, como aprovação, negação, critérios atendidos e não atendidos, membro da família elegível e inelegível, resumo dos valores repassados, valor disponibilizado e quantidade de parcelas disponíveis.
Além disso, no site também é possível recorrer ao resultado de negação na opção “Solicitar contestação”.
Pagamento retroativo já começou
O pagamento do auxílio emergencial para mulheres chefes de família começou na última sexta-feira (06). Aliás, o pagamento das parcelas no valor de R$ 375 foi feito em uma única parcela. Para as mães solo que fazem parte do Bolsa Família e também foram elegíveis ao benefício retroativo, vão receber o valor integral de acordo com o calendário regular do programa.
A transferência é feita na conta digital social movimentada pelo aplicativo Caixa Tem e na conta do Bolsa Família. Neste último caso, a movimentação pode ser feita normalmente ou também por meio do aplicativo.
Veja ainda: 5ª parcela do auxílio emergencial: calendário Cadastro Único; confira as últimas informações
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.