Já está disponível o novo calendário do FGTS para o mês de junho e os trabalhadores já podem começar a comemorar. Portanto, a informação é que o pagamento ocorrerá normalmente neste mês, antes do possível vencimento da seleção de aniversário.
Mas quem ainda não sabe como vai funcionar a nova modalidade de saque do FGTS e se tem direito a recebê-la em junho, continue aqui. A seguir, deixamos todas as informações para que você acompanhe seus benefícios e entenda como solicitar o seu.
Entenda o que é o saque do FGTS
Antes de tudo, como forma de reservar um valor emergencial, o trabalhador registrado receberá um desconto no salário todos os meses. Então essa parte do salário vai para a conta da Caixa Econômica Federal, que forma o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Se você receber a temida demissão ou precisar recarregar algum dinheiro no mês do seu aniversário, poderá sacar esse valor. Porém, a Caixa Econômica libera aos poucos para evitar que o trabalhador retire a balança sem precisar.
Você pode verificar a porcentagem no seu contracheque todos os meses. Veja como funciona o débito do seu salário, de acordo com a categoria de cada trabalhador:
- Trabalhadores em geral: 8% do salário bruto;
- Contratos de aprendizagem assinados: 2% (conforme Lei 11.180/05);
- Empregados domésticos: 11,2% (8% do salário bruto mais 3,2% de rescisão antecipada do vínculo empregatício.
A cada mês a mais de trabalho, o saldo do seu Fundo de Garantia aumenta. Para quem está há muito tempo na empresa, pode conseguir uma boa quantia se não for demitido por justa causa ao sair da empresa.
Quem tem direito à esse saque do FGTS
Acima de tudo, além de entender como é constituído o FGTS, também é importante saber quem tem direito a esses valores. Por isso, separamos alguns perfis de trabalhadores que podem obter esse benefício:
- Trabalhadores com carteira assinada de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT);
- Tipos de trabalhadores domésticos
- Trabalhadores rurais;
- Contratos de trabalho a termo, individuais ou intermitentes;
- Trabalhadores sazonais que exercem funções durante a época de colheita ou colheita;
- Profissionais do esporte;
- Empregados demitidos sem justa causa com carteira assinada.
Vale ressaltar que para saques extraordinários, é possível consultar o aplicativo do FGTS. Como parte da pesquisa, você verá seu saldo disponível, o que está disponível para saque e quanto tempo você já tem para contribuir.
Novo Calendário de saque do FGTS
Já está disponível o calendário de seleção do FGTS para os aniversariantes até setembro. É importante ficar atento aos prazos, pois não é possível reclamar valores fora do prazo:
- Trabalhadores com aniversários em junho: 01/06/2023 a 31/08/2023;
- Trabalhadores com aniversários em julho: 03/07/2023 a 29/09/2023;
- Trabalhadores com aniversários em agosto: 01/08/2023 a 31/10/2023;
- Trabalhadores com aniversários em setembro: 01/09/2023 a 30/11/2023.
Portanto, fique atento ao calendário para saber quando é a sua vez de solicitar o benefício. Porém, se quiser, pode manter o saldo disponível em caso de emergência e sacar em outro momento.
Além disso, outro ponto importante a ser lembrado é que a modalidade de saque-aniversário logo deixará de existir. Dessa forma, a previsão é que no segundo semestre de 2023 haja um anúncio do fim da modalidade, o que pode mudar a forma como os trabalhadores realizam os saques do FGTS.
Como sacar o saldo disponível?
Sobretudo, para fazer o saque do FGTS, você precisa verificar se tem direito a recebê-lo e qual o valor disponível. Isso pode ser feito por meio do aplicativo do FGTS, do site da Caixa Econômica Federal ou diretamente no caixa eletrônico da instituição.
Nesse sentido, é só solicitar o saque dos valores disponíveis para saque de acordo com o seu saldo em um desses três locais. Posteriormente, é só aguardar a confirmação e recebimento do valor na conta corrente que você especificar no cadastro.
Lembrando que após a mudança nos métodos de seleção, com o fim das seleções de aniversário, haverá uma pausa de 25 meses até o próximo lançamento. Então, se você precisa de um dinheiro extra para equilibrar suas finanças, é hora de apostar seus direitos.
Leia ainda: Cuidado! Veja como evitar golpes em aposentados