O novo RG já pode ser emitido em alguns lugares do Brasil. A saber, essa nova versão da identidade unifica uma série de documentos importantes para os brasileiros, tais como o CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Ainda mais, além do documento físico, haverá também a versão digital do mesmo, disponível em um aplicativo para celular.
Como tirar novo RG?
O prazo para que os institutos de identificação se adequem à nova norma é até 3 de março de 2023. Essa é a data limite para que os órgãos estabeleçam um esquema de fornecimento do novo documento. Além disso, o Executivo declarou que a emissão deverá ser gratuita.
É preciso saber que apenas quem já realizou o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou em algum outro instituto de identificação poderá emitir o documento.
Ainda mais, como o prazo de adequação é até 2023, não são todos os locais que já estão aptos à emissão.
O brasileiro que já tiver suas impressões digitais na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDCIN) e deseja ter o novo RG pode acessar o aplicativo do Gov.br e preencher um pré-cadastro.
Depois disso, é necessário buscar atendimento em um ponto físico ou virtual da Secretaria de Segurança Pública de sua região.
Até quando posso atualizar o documento?
É importante tranquilizar a população e alertar que não é preciso ter pressa. Isso porque, de acordo com a norma estabelecida pelo governo federal, o RG atual continuará valendo por até 10 anos para população de até 60 anos.
Para quem tem mais de 60 anos, o documento ainda será aceito “por prazo indeterminado”.
Quais são as informações do novo RG?
O novo modelo apresentará:
- A inscrição “República Federativa do Brasil” e a inscrição “Governo Federal”;
- Identificação do ente federativo que a expediu;
- Identificação do órgão expedidor;
- Número do registro geral nacional;
- Nome, a filiação, o sexo, a nacionalidade, o local e a data de nascimento do titular;
- Número único da matrícula de nascimento ou de casamento do titular ou, se não houver, de forma resumida, a comarca, o cartório, o livro, a folha e o número do registro de nascimento ou casamento;
- Fotografia, em proporção que observe o formato 3×4 cm, de acordo com o padrão da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI), a assinatura e a impressão digital do polegar direito do titular;
- Assinatura do dirigente do órgão expedidor;
- Expressão “Válida em todo o território nacional”;
- Data de validade, o local e a data de expedição do documento;
- Código de barras bidimensional no padrão QR Code;
- Zona de leitura mecânica, de acordo com o padrão estabelecido pela OACI.
Veja também: Auxílio Brasil de R$ 400: Nova rodada apresenta um pequeno aumento; veja os números