A fabricante de smartphones Apple Inc. anunciou um novo recurso, chamado Tap to Pay no aplicativo Apple Pay. O novo recurso permitirá que empresas e comerciantes usem o iPhone como uma opção de ponto de venda através de pagamentos sem contato.
Sobre o serviço
O novo serviço usará tecnologia de comunicação de campo próximo e, a partir de agora, incluirá sua assinatura do Apple Pay, bem como cartões de crédito e/ou débito sem contato e outras carteiras digitais. A menos que especificamente excluído, isso pode significar que os usuários de criptomoedas com cartões Coinbase, Visas Crypto.com, etc. poderão vincular seus cartões para pagar com criptomoedas por meio do serviço Tap to Pay.
Oferecimento do Tap to Pay
A Apple revelou que a fintech irlandesa-americana Stripe será a primeira plataforma a oferecer o recurso, mas disse que outros aplicativos e plataformas serão adicionados ainda este ano. Isso abre uma maneira para os clientes dos EUA comprarem criptomoedas no Apple Pay usando cartões de crédito e cartões emitidos por bancos, após a fusão da Coinbase, Apple Pay e Google Pay em agosto passado.
Segundo a empresa, os comerciantes precisam possuir pelo menos um iPhone da linha XS em diante. Desse modo, o cliente pode então manter seu telefone próximo ao telefone do comerciante e realizar um pagamento seguro via Near Field Communication (NFC). Importante destacar que a Stripe parou de oferecer suporte a pagamentos com Bitcoin em 2018. No entanto, no final de novembro de 2021, o CEO disse que a empresa estava aberta ao processamento de pagamentos feitos com criptomoedas.
Apple e criptografia
A empresa está de olho no universo criptográfico há algum tempo, mas tem sido bastante sigilosa na disponibilidade de informações. O primeiro sinal de interesse nessa área é que a Apple listou uma oferta de emprego no final de maio de 2021 para um gerente de desenvolvimento de negócios especializado em pagamentos alternativos. O anúncio de emprego destaca a necessidade de cinco ou mais anos de experiência no uso, ou processamento de pagamentos com criptomoedas e carteiras digitais.
Além disso, em novembro de 2021, o CEO da empresa, Tim Cook, revelou que as compras pessoais de criptomoedas são “parte de um portfólio diversificado”, mas não destacou planos imediatos para aceitar criptomoedas para pagamento para produtos da Apple.
Coinbase e integração com Apple Pay
Em agosto de 2021, a Coinbase começou a aceitar o Apple Pay e o Google Pay para comprar criptomoedas. Desse modo, um cliente que tenha um cartão de débito ou crédito em sua Apple Wallet, Visa ou Mastercard, tem a opção de pagamento ao usar um dispositivo iOS compatível com Apple Pay ou navegador Safari. A Coinbase também lançou o Coinbase Card em junho de 2021. O cartão Coinbase é um cartão de débito Visa. O cartão pode ser adicionado ao Apple Pay e Google como um cartão de débito padrão. Durante a fase piloto do lançamento, os clientes receberam 1% em Bitcoin ou 4% em Stellar Lúmens.
A Coinbase pode converter criptomoeda em moeda fiduciária em tempo real, permitindo pagamentos criptográficos via Tap-to-Pay em vários comerciantes. A Crypto.com também lançou seu próprio cartão Visa que pode ser adicionado ao Apple Pay e outras carteiras digitais.