Hoje nós vamos passar algumas informações sobre o fato de que o novo prazo de quitação Minha Casa Minha Vida choca brasileiros.
Depois que o presidente eleito em 2022 tomou posse do Palácio do Planalto, muitas coisas mudaram, e vários dos benefícios criados durante seus primeiros anos de governo, retornaram com muitas melhorias para a população brasileira.
O programa habitacional Minha Casa Minha Vida é um bom exemplo para isso, pois até o ano passado o Casa Verde e Amarela, que era o substituto do Minha Casa Minha Vida, estava estagnado e praticamente falido.
Para que você entenda melhor o Minha Casa Minha Vida, nós separamos algumas das principais informações sobre esse tema para te passar, e além disso, ainda vamos contar qual é o novo prazo para quitação que chocou os brasileiros.
Por isso, não deixe de acompanhar a leitura até o final, para saber de tudo sobre o Minha Casa Minha Vida.
O que é o programa Minha Casa Minha Vida?
O Minha Casa Minha Vida é o principal programa habitacional do Brasil, que foi criado em 2009, durante o segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, que atualmente está à frente do Palácio do Planalto novamente.
Este programa consiste em um modo de ajudar as famílias mais necessitadas do país a saírem do aluguel e conseguirem o tão sonhado imóvel próprio.
Com isso, várias empresas do ramo de construção civil e instituições financeiras que aderiram ao programa, facilitam financiamentos para as famílias que estão devidamente cadastradas no CadÚnico e comprovam a necessidade.
Quem pode participar do programa Minha Casa Minha Vida?
Para participar do programa Minha Casa Minha Vida, os cidadãos brasileiros precisam preencher os seguintes critérios:
- Estar devidamente cadastrados no CadÚnico;
- Estar em situação de baixa renda;
- Não possuir um imóvel;
- Não ter restrições de crédito no CPF;
- Escolher um imóvel no mesmo local do trabalho ou residência;
- Financiar um imóvel exclusivamente para residir;
- Não vender ou alugar o imóvel antes de quitar o financiamento.
Além disso, ainda é importante ressaltar que o indivíduo não pode comprometer mais do que 30% da renda mensal no financiamento.
Qual é o novo prazo de quitação do Minha Casa Minha Vida que choca os brasileiros?
Depois do retorno do Minha Casa Minha Vida, várias modificações foram feitas no programa. Uma delas, e talvez a maior de todas, foi em relação ao prazo de quitação, que passou de 30 para 35 anos.
Então, depois do aumento do prazo de quitação, a Caixa Econômica Federal, que é a principal instituição financeira responsável pelo financiamento dos imóveis do Minha Casa Minha Vida, visa reduzir o valor das parcelas para os beneficiários, e essa baixa ficará entre 5% e 7,5%, segundo alguns estudos feitos pela instituição.
Com isso, muitos brasileiros ficaram animados, visto que ficou ainda mais fácil financiar e adquirir o imóvel próprio.
Agora que você já sabe tudo sobre o Minha Casa Minha Vida e o novo prazo de quitação que choca brasileiros. Então, basta você fazer uma consulta com a Caixa para saber se também pode participar do programa e conquistar o tão sonhado imóvel próprio.