Amanhã, 1º de junho de 2022, começa a ser emitido o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As mudanças foram regulamentadas na Resolução nº 886, em 13 de dezembro de 2021, sob autorização do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Obrigatoriedade e formas de emissão da nova CNH
O novo modelo de CNH não obriga a necessidade de troca imediata do documento. A emissão acontecerá de forma gradual, conforme a necessidade de renovação do documento, a emissão de segunda via ou no caso de primeira habilitação após a data de adesão ao novo modelo.
Além disso, o documento poderá ser expedido de forma física e/ou digital que, segundo a resolução, fica a critério do condutor a escolha.
Saiba como será o novo modelo de CNH
O novo modelo de CNH trará elementos gráficos com a finalidade de dificultar a falsificação e fraude do documento. Além disso, no novo documento será possível usar o nome social e a filiação afetiva do condutor.
Características presentes na nova CNH
O novo modelo de CNH conta com as cores predominantes verde e amarelo. Também trará uma tabela, identificando quais os tipos de veículos que o condutor é apto a conduzir.
Na primeira coluna dessa tabela virá descrita a categoria da CNH juntamente com a imagem do veículo que é permitido. Nas demais colunas, é indicado se o portador do documento está habilitado para conduzir aquele tipo de veículo descrito. Também inclui as informações sobre o exercício de atividade remunerada do condutor e as possíveis restrições médicas a ele pertencentes.
A nova CNH mantém o uso do QR Code na parte interna do documento, que já está disponível desde o ano de 2017. Esse código permite o acesso às informações do documento, incluindo a foto do condutor. Apenas não contém a assinatura do mesmo.
Veja abaixo a imagem representativa do novo modelo:
Novidades inseridas no novo modelo de CNH
Um grande diferencial no novo modelo é a introdução de um código internacional no documento, que é utilizado em passaportes, permitindo ao condutor habilitado o embarque em terminais de autoatendimento em todos os aeroportos brasileiros.
Além disso, outra novidade é a troca da palavra “permissão”, aos motoristas dessa classificação, pela letra “P”, apenas. E no caso do documento ser de posse definitiva, virá a letra “D” para classificar a indicação.
Desta forma, confira na imagem a seguir, os detalhes inseridos no novo modelo de CNH:
Veja também: Restituição do Imposto de Renda terá ajuste de 1%