Nesta terça-feira (21), o Ministério da Cidadania segue com o envio de mensagens de celular, SMS, com a finalidade de orientar os cidadãos a respeito da devolução voluntária de recursos do Auxílio Emergencial indevido, ou ainda para a denúncia de fraudes.
Nessa data será disparado o último lote de mensagens de 2021. Vale lembrar que essa medida foi realizada outras vezes ao longo do ano, como veiculado aqui no Brasil 123.
Quem receberá essas notificações do Auxílio Emergencial?
Serão notificadas cerca de um milhão de pessoas pela primeira vez. Elas foram indicadas pelos órgãos de controle como tendo recebido o recurso em desacordo com a legislação do programa, e por isso, devem restituir os valores à União.
Esse público contempla o grupo que se cadastrou via meios digitais para receber o Auxílio Emergencial.
“Este é o último lote de mensagens a ser enviado no ano de 2021. O objetivo é alcançar um novo público, formado por pessoas identificadas pelos órgãos de controle como indicados a procederem à devolução de recursos do Auxílio Emergencial”, explica o secretário de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) do Ministério da Cidadania, Ronaldo Navarro.
Então, receberão as mensagens os beneficiários que foram identificados pelos órgãos de controle com recebimento fora das regras do programa, tais como: vínculo empregatício, benefícios previdenciários ou assistenciais, benefício emergencial, seguro defeso, seguro desemprego, CPF irregular, funcionário de empresas estatais, servidor ou pensionista militares, servidores públicos, rendimentos tributáveis acima do limite, dentre outros.
Como saber que é uma mensagem oficial?
Para garantir a sua segurança, vale destacar que as mensagens enviadas pelo Ministério da Cidadania, em parceria com o Ministério da Economia, e contêm o registro do CPF do beneficiário e o link iniciado com gov.br.
Além disso, elas serão enviadas pelos números 28041 ou 28042. Portanto, qualquer SMS enviado de números diferentes desses, com este intuito, deve ser desconsiderado.
Fique atento, pois a mensagem a ser enviada será:
“O CPF ***.456.789-** tem parcelas a devolver do Auxílio Emergencial. Devolva as parcelas em gov.br/devolucaoae. Fraude denuncie em gov.br/falabrae”.
Como devolver o Auxílio Emergencial indevido?
Quem receber a mensagem de texto e tiver valores a devolver, deve acessar este site e inserir o seu CPF.
Uma vez preenchidas as informações, será emitida uma Guia de Recolhimento da União (GRU).
Assim, o cidadão poderá realizar o pagamento nos diversos canais de atendimento do Banco do Brasil, tais como internet, terminais de autoatendimento, além dos guichês de caixa das agências, ou até mesmo em outros bancos, caso selecione essa opção ao solicitar a emissão da GRU no sistema.
Canal para denúncias de fraude
Por fim, saiba que o canal para registro de denúncias de fraudes é o sistema Fala.Br (Plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da CGU).
Nesses casos, o cidadão deve fazer a denúncia, que servirá para comunicar as ocorrências de atos ilícitos, como o uso indevido de dados pessoais por terceiros.
Fonte: Diretoria de Comunicação do Ministério da Cidadania
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