Depois que clientes relataram terem sido enganados por meio de golpes pelo aplicativo do Nubank, o Idec notificou a empresa na semana passada.
Veja a seguir qual é o novo golpe que está assustando os clientes do Nubank.
Falta de segurança no Nubank?
Nas últimas semanas, surgiram relatos sobre a falta de segurança do aplicativo do Nubank em redes sociais, plataformas de reclamação e no site consumidor.gov.br.
Assim, segundo o Idec, consumidores afirmam que suas contas foram invadidas por hackers, que foram feitos empréstimos em seus nomes e que grandes quantias foram transferidas para outras contas.
Golpe apavora clientes do Nubank
Consumidores disseram que suas economias guardadas por anos sumiram de suas contas no Nubank em questão de segundos.
Adicionalmente, a queixa principal das vítimas é de que o Nubank não possui ou não utiliza um sistema que bloqueie transações que não estejam dentro do padrão da conta.
Veja também: ALERTA GERAL sobre NOVO GOLPE do Bolsa Família que tem impactado os brasileiros
Como funciona esse golpe?
No início de abril, o Nubank alertou seus clientes sobre o golpe do “Acesso Remoto”.
Segundo o banco, os golpistas tentam convencer as vítimas a baixar aplicativos que parecem legítimos, mas que permitem que eles acessem o dispositivo remotamente, sem que a pessoa perceba.
Ademais, diferente de outros golpes mais comuns, os criminosos não precisam roubar o celular ou cartão da vítima.
Entretanto, as fraudes relacionadas ao Nubank possuem variações, mas os relatos das vítimas possuem dois pontos em comum:
- O golpista se passa por um atendente do Nubank. Isso acontece mediante ligações, mensagens de WhatsApp ou SMS. Assim, o objetivo é conseguir hackear o celular da vítima por um app baixado ou link enviado;
- O criminoso consegue acessar o aplicativo do Nubank. Assim, ele também consegue realizar transferências e empréstimos sem nenhum bloqueio por parte do banco, mesmo que essas transações sejam incomuns ou fujam do perfil do consumidor que possui a conta no banco.
O que diz a lei?
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), é de responsabilidade do Nubank, assim como de qualquer outro banco, a proteção e o ressarcimento do dinheiro subtraído em caso de golpe.
Além disso, o Artigo 14 do CDC afirma que o fornecedor de serviços é responsável por reparar os danos causados aos consumidores, mesmo que não haja culpa, por defeitos nos serviços prestados e informações insuficientes ou inadequadas sobre seus riscos.
Ademais, a Súmula 479 do Superior Tribunal de Justiça também determina que é responsabilidade dos bancos resolverem o problema em casos de fraudes e delitos praticados por terceiros em operações bancárias
Dessa forma, isso nunca não deve ser responsabilidade da vítima.
Veja também: GOLPES CONTRA MEI: Conheça os principais e como evitar
O que o Nubank disse?
O Nubank afirmou em nota que a segurança é uma prioridade e que eles cooperam com as autoridades para cuidar dos clientes. Eles se comprometem a proteger seus mais de 70 milhões de clientes, vigiando constantemente o uso dos serviços e desenvolvendo ferramentas de proteção para prevenir golpes.
Adicionalmente, o banco conta com times especializados e canais de atendimento disponíveis 24 horas para prestar auxílio às vítimas de golpes. Caso exista alguma suspeita de movimentação indevida por terceiros, os clientes devem seguir as orientações contidas no SOS Nu.
Dicas para evitar cair em golpes
- Em ligações, nunca informe dados sensíveis como senhas e número de cartão;
- Desconfie de atualizações do app ou internet banking por telefone;
- Faça atualizações apenas pela loja de aplicativos oficial do seu celular;
- Em caso de dúvidas, encerre a ligação e entre em contato com a instituição financeira por outro aparelho telefônico;
- Não transfira dinheiro para contas desconhecidas;
- Verifique os dispositivos conectados à sua conta bancária;
- Desconfie de chamadas com números de telefones móveis;
- Cuidado com contatos informais pelo WhatsApp.
Veja também: R$200 LIBERADO, saiba como clientes podem solicitar recurso do Nubank