Atenção para os fãs de programas online: cuidado com um novo golpe do Pix que está sendo aplicado no YouTube durante programas populares da TV brasileira e jogos esportivos de campeonatos nacionais e internacionais.
Saiba todos os detalhes sobre esse novo golpe a seguir.
Novo golpe do Pix
Enquanto programas de TV como o Fantástico e o Domingo Espetacular são exibidos, juntamente com jogos da Copa do Brasil, Copa Libertadores e Champions League, os criminosos estão aproveitando grandes marcas para fazer promoções falsas.
É assim que funciona o novo golpe do Pix, no qual estes bandidos prometem devolver dinheiro em transferências.
Dessa forma, os vídeos “fantasmas” são brevemente exibidos na internet, geralmente durante a transmissão legítima de programas de TV. Assim, o objetivo é aproveitar o grande número de pessoas que estão buscando assistir à programação.
Além disso, em certos casos, as transmissões ilegais recebem até mesmo patrocínio, o que as faz aparecer com mais destaque nas pesquisas.
Veja também: Como receber a restituição do imposto de renda por Pix
Como funciona esse golpe envolvendo o YouTube?
Os golpistas criam canais no YouTube e começam a transmitir conteúdo sem autorização. Desse modo, eles atraem pessoas interessadas em assistir de graça, como os jogos normalmente exibidos apenas em canais pagos.
Além disso, a transmissão nos canais do YouTube é de qualidade muito ruim, normalmente feita com uma câmera apontada para a TV e, às vezes, até com a tela inclinada para evitar que os verdadeiros detentores dos direitos de transmissão bloqueiem os criminosos.
“Promoção” falsa do Pix
Quando o programa começa, atrai inúmeras pessoas. É nesse momento que os golpistas interrompem a transmissão e anunciam a “Promoção Super Bônus”.
Assim, segundo a “promoção” quem fizer a maior transferência via Pix em um prazo determinado por eles, recebe uma quantia fixa, além do valor que depositou, de volta.
Dessa maneira, o senso de urgência é criado com a ideia de que apenas as primeiras 12 pessoas que fizerem a transferência via Pix receberão o valor. Além disso, uma lista exibida na tela mostra algumas pessoas que já foram contempladas.
Ademais, conforme é comum em golpes desse tipo, a estratégia é fazer com que os usuários ajam impulsivamente.
Assim, eles fazem a transação via Pix rapidamente, resultando na perda do valor enviado e sem receber o retorno financeiro prometido.
Os vídeos são excluídos imediatamente após o término do programa ao vivo. Assim, não dá tempo que o YouTube tome qualquer providência, a fim de esconder os rastros e dificultar investigações por especialistas em segurança digital e autoridades.
Enquanto isso, os canais usados para a retransmissão são preservados para futuros golpes.
Veja também: Brasil está em 2º lugar no ranking global de usuários do Pix
Como se prevenir do golpe do Pix?
Bem, o ideal é sempre desconfiar de ofertas e “promoções” que parecem boas demais para ser verdade. Assim, recomenda-se não fazer nenhuma transferência Pix para uma fonte que você não conheça e não confie.
Veja também: Brasileiros se CHOCAM com anúncio sobre o PIX que vai afetar quem usa cartão de DÉBITO e CRÉDITO