Um recente estudo norte-americano vem fazendo o que parecia sonho estar cada vez mais próximo da realidade, a eliminação fácil da gordura, através do suor.
Isso foi confirmado através da análise de camundongos pela Universidade da Pensilvânia. Estes animais acabaram eliminando grandes quantidades de gordura após serem submetido a uma substância denominada citocina linfopoietina estromal tímica (TSLP), que nada mais é do que um tipo de proteína do sistema imunológico.
Esta indução da perda de gordura do estômago com foco no sistema imunológico, tem alto potencial para ser utilizada em combate à obesidade, de acordo com os cientistas. Eles acreditam que o aumento da produção de sebo através do sistema imunológico possa ser uma estratégia para o tratamento do sobrepeso.
Além disso, ainda segundo o estudo, a ativação de determinadas células do Sistema Imunológico pode regular o metabolismo energético, neutralizando efeitos nocivos da obesidade.
O estudo prevê novas intervenções terapêuticas que revertam a obesidade e os distúrbios lipídicos, por meio do processo de aceleração da liberação de sebo, entretanto, os testes em humanos ainda fazem parte de planos futuros.
Como a proteína TSLP agiu nos camundongos
A TSLP, diferente do que possa ser imaginado, não induziu a diminuição da ingestão de alimentos ou acelerou o metabolismo dos camundongos, ela apenas estimulou o sistema imunológico a liberar lipídios através das glândulas sebáceas produtoras de óleo da pele.
Isso demonstrou que é possível perder gordura, secretando calorias da pele na forma de sebo rico em energia.
Esta forma de indução não hormonal, que estimula uma resposta imunológica ou seja, a perda de gordura, foi confirmada durante a investigação do papel da TSLP, que está envolvida no processo da asma e outras doenças alérgicas, na ativação de células do sistema imunológico Tipo 2 e na expansão de células T reguladoras.
Além disso, este estudo acaba potencializando novas vertentes para o tratamento da obesidade, condição esta que afeta 830 milhões de pessoas no mundo.
Outros tratamentos para a obesidade
Visto que os testes da TSLP em humanos ainda não foram iniciados, vale a pena destacar outras intervenções, que vêm sendo usadas para o tratamento da obesidade. Confira as principais!
1. Mudanças na dieta
Sem dúvidas, as alterações na alimentação podem fazer toda a diferença nesta condição, já que o controle do consumo de calorias interfere diretamente na manutenção do metabolismo do corpo.
2. Integração de atividades físicas
Além de aumentar o metabolismo, as atividades físicas podem favorecer o gasto de energia e a queima de calorias, facilitando assim, a perda de peso.
3. Introdução medicamentosa
Em alguns casos, a introdução de medicamentos como inibidores de apetite, redutores da absorção de gorduras e Antagonista do receptor CB-1 podem ser indicadas, entretanto, o uso dessas substâncias deve ser sempre por prescrição médica.
4. Cirurgia bariátrica
Já para casos mais extremos, a cirurgia bariátrica pode ser a alternativa mais eficaz. Ela caracteriza-se pela redução de parte do estômago, garantindo que o indivíduo reduza a capacidade alimentar.
Leia também: Quer emagrecer e não consegue? Veja possíveis erros