Tomás Paiva, general e novo comandante do Exército, se encontrou nesta sexta-feira (27) com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto, em Brasília. De acordo com informações divulgadas pelo canal “CNN Brasil”, o encontro durou cerca de 40 minutos e, na ocasião, o chefe do Executivo teria ouvido do novo líder do Exército que a situação está “sob controle”.
Segundo o canal, o estar “sob controle” foi uma avaliação do general sobre a primeira semana dele no cargo – Assim como publicou o Brasil123, Tomás Paiva assumiu o Exército no lugar do general Júlio César de Arruda , demitido pelo presidente Lula após os atos de 08 de janeiro. Na ocasião, apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes – Supremo Tribunal Federal (STF), Palácio do Planalto e Congresso Nacional.
De acordo com a “CNN Brasil”, essa avaliação foi feita depois que o general se encontrou com o Alto Comando do Exército e com o Estado-Maior das Forças Armadas, que reúne os três comandantes de forças. Na leitura dele, todos estão dispostos a colaborar com Lula para apaziguar a crise militar.
Nesse sentido, o novo comandante do Exército teria pedido um crédito de confiança ao presidente, que, segundo o canal, teria respondido que tem confiança no general. Além da conversa com Lula, Tomás Paiva também conversou com a imprensa nesta sexta-feira. Na ocasião, ele afirmou que “ninguém está acima da lei”.
Essa afirmação aconteceu após ele ter sido perguntado sobre as investigações que tem como alvo a suposta participação de integrantes das Forças Armadas nos atos terroristas de 08 de janeiro. “Qualquer militar ou civil, ninguém está acima da lei. Isso a gente faz com tranquilidade”, disse o general, que na ocasião estava junto do vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB).
Leia também: ‘Valor inegociável’: Lula e governadores divulgam carta em defesa da democracia