O novo Bolsa Família já está vigente, e com isso, os interessados em receber o benefício devem estar por dentro dos critérios para receber o valor atual. Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações para que você saiba quais são esses critérios e como ser um beneficiário do novo Bolsa Família. Acompanhe a leitura até o final e confira!
Novo Bolsa Família: confira os critérios para receber atual valor
Assim como muitos já sabem, o Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do Brasil. Dessa forma, o Governo Federal relançou o programa com mais proteção às famílias, adotando um modelo de benefício que leva em consideração o tamanho e as características familiares.
Assim sendo, a versão atual do programa estabelece novos requisitos para receber o valor atual do benefício. Esses critérios levam em consideração a renda familiar e o tamanho do núcleo familiar. Por isso, é importante que tanto os interessados, como os participantes do programa, estejam atentos aos critérios para receber o atual valor.
Quem pode receber o novo Bolsa Família?
Para ter direito ao novo Bolsa Família e receber os valores atuais do benefício, a principal regra é que a renda de cada pessoa da família seja de, no máximo, R$218 por mês. Isso significa que se um integrante da família recebe um salário mínimo e a família é composta por seis pessoas, a renda de cada um é de R$217. Nesse caso, a família tem direito a receber o benefício, pois está abaixo do limite que o Governo estabelece.
Além disso, os participantes e interessados ainda precisam preencher os seguintes requisitos para receber o novo Bolsa Família:
- Estar com os dados do CadÚnico atualizadas;
- Fornecer as informações corretas;
- Possuir gestantes, lactantes e crianças e jovens de 0 a 18 anos incompletos na família;
- Manter a carteira de vacinação atualizada;
- Estar em dia com a frequência escolar e;
- Fazer o acompanhamento do pré-natal corretamente.
Qual é o objetivo do novo Bolsa Família?
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), além de garantir renda básica para as famílias em situação de pobreza, o programa Bolsa Família busca integrar políticas públicas. Para que assim, o acesso das famílias a direitos básicos como saúde, educação e assistência social se fortaleça.
Ademais, o programa visa resgatar a dignidade e a cidadania das famílias, atuando em ações complementares por meio de articulação com outras políticas para a superação da pobreza e transformação social.
Como receber o Bolsa Família
Por fim, para receber o Bolsa Família, é necessário se inscrever no Cadastro Único, com os dados corretos e atualizados. Desse modo, as famílias interessadas devem fazer o cadastramento nos postos de atendimento da assistência social dos municípios, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Além disso, é imprescindível apresentar o CPF ou o título de eleitor no momento da inscrição.
Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre o novo Bolsa Família, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!