Diante do anúncio oficial da retomada do Bolsa Família, que ocorreu nesta quinta-feira (2), em cerimônia no Palácio do Planalto, os beneficiários seguem preocupados em possíveis mudanças para sacar o valor a que têm direito.
Sendo assim, convidamos você a seguir a leitura para ter os esclarecimentos para essa questão.
OFICIAL! Lula assina MP do Bolsa Família! Veja as novas regras e quanto vai receber
Como sacar o Bolsa Família?
Em primeiro lugar, é importante mencionar que as famílias elegíveis migrarão automaticamente do Auxílio Brasil para o novo Bolsa Família, sem a necessidade de realizar um novo cadastro.
Ainda mais, os cartões e senhas utilizados para o saque do Auxílio Brasil continuarão válidos e poderão ser utilizados para o recebimento do Bolsa Família.
Já as famílias que recebem o benefício pelo aplicativo Caixa Tem, em conta Poupança Social Digital, receberão o valor na mesma modalidade de pagamento e poderão movimentar os recursos pelo aplicativo.
Além disso, cabe citar que um novo aplicativo Bolsa Família para smartphones também deve ser lançado para substituir o aplicativo do Auxílio Brasil.
Por fim, para o saque do Bolsa Família e movimentação do dinheiro, de acordo com a Caixa Econômica Federal, os canais permanecem os mesmos: terminais de autoatendimento e agências físicas da Caixa, unidades lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Novo modelo de cartão
Nesta sexta-feira (3), em apresentação realizada pelo Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, com detalhes do novo Bolsa Família, foi abordada a questão da distribuição de um novo cartão para o programa social.
Então, o ministro afirmou que será feita uma substituição gradativa, priorizando aqueles que já se tem segurança de que preenchem os requisitos de elegibilidade ao programa de transferência de renda.
Assim, os novos beneficiários receberão o novo modelo, com chip e funcionalidade de débito. Para os demais, a substituição do dispositivo será feita ao longo do tempo, sem previsão confirmada para a conclusão.
Veja ainda: BOLSA FAMÍLIA 2023: Conheça os NOVOS BENEFÍCIOS ADICIONAIS do programa
Como a família acessa o benefício do Bolsa Família?
O governo federal publicou um material com informações sobre o novo formato do programa social, e as orientações sobre o saque do Bolsa Família são bem claros.
Assim, saiba que um cartão é emitido para o responsável pela família que poder sacar, todo mês, o seu benefício. Então, sempre que o cadastro estiver com informações completas e o dado correto do CPF do responsável pela família, automaticamente é aberta a Conta Poupança Social Digital.
Além de poder sacar o benefício com o cartão, nesta conta o beneficiário pode fazer transferências, pagar contas e fazer PIX diretamente pelo aplicativo.
No entanto, caso os dados não estejam suficientes, é aberta uma conta simples para pagamento do benefício.
Por fim, quem já é beneficiário, pode continuar sacando os benefícios com o cartão que já possui atualmente. Os novos beneficiários receberão os cartões no endereço informado durante a inscrição no Cadastro Único.
Confira também: VALORES A RECEBER: Consulte se tem dinheiro esquecido em alguma instituição