Recentemente, pessoas com mais de 60 anos comemoraram a aprovação de um novo benefício, que traz ótimas possibilidades de economia para os segurados. Com a novidade, milhares de pessoas poderão garantir acesso a recursos importantes, essenciais para quem deseja controlar o orçamento e aproveitar a melhor idade.
Nesse sentido, o novo benefício para idosos é vinculado ao INSS, além da parceria com as Secretarias de Idosos dos estados e municípios.
Quantos brasileiros recebem benefícios do INSS?
Você sabia que cerca de 36 milhões de brasileiros recebem benefícios do INSS? Esses pagamentos envolvem aposentadorias, pensões e auxílios assistenciais. A maioria dos beneficiários são aposentados com mais de 60 anos.
Desses 36 milhões de brasileiros, apenas 778 recebem o teto da Previdência Social. Atualmente, o valor corresponde a R$ 7.087,22. Em outras palavras, o número de pessoas que ganham o Teto corresponde apenas a 0,002% do total de 36.423.793 benefícios.
Por outro lado, 64,4% dos beneficiários do INSS recebem apenas 1 salário mínimo, que atualmente, equivale a R$ 1.212. O número total é de 23,5 milhões de segurados. É por isso que o Instituto Nacional do Seguro Social conta com dois calendários de pagamento: um deles para quem recebe até 1 salário mínimo, e outro para quem ganha valores maiores.
Se você deseja se aposentar com valores maiores, vale a pena fazer um planejamento mais aprofundado. Nele, você deve levar em conta o tempo de contribuição, a idade e outros critérios importantes, como insalubridade, por exemplo.
“O número de pessoas que recebem o teto é pequeno não só pelas regras previdenciárias serem pesadas para o segurado, mas também porque o segurado não planeja sua própria aposentadoria”.
O novo projeto para os idosos
Na última terça-feira (29), a Assembleia Legislativa aprovou um projeto de lei que oferece gratuidade no transporte público metropolitano para todas as pessoas entre 60 e 65 anos. A PL, na verdade, não institui um novo benefício. Na verdade, ela só modifica as regras de um benefício já existente.
Em sua versão anterior, o benefício oferecia a gratuidade no transporte público para maiores de 65 anos. Agora, todos os idosos, com idade superior a 60 anos, podem se locomover em ônibus metropolitanos sem pagar nada.
De maneira geral, o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa (PL 608/2022) autoriza a gratuidade no sistema de transporte metropolitano para todas as pessoas com idade superior a 60 anos.
Essa gratuidade é garantida a partir do bilhete eletrônico de uso pessoal e intransferível. Em outras palavras, os idosos não podem usar o bilhete para “emprestar” a gratuidade para outras pessoas. No caso do descumprimento das regras, os usuários podem sofrer sanções pesadas.
Com o Projeto de Lei, a Assembleia Legislativa também alterou o texto original da PL, que oferecia gratuidade no transporte público apenas para pessoas de 60 a 65 anos em situação de pobreza ou extrema pobreza, com inscrições atualizadas no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).