Os moradores do sul da Bahia e norte de Minas Gerais vêm enfrentando uma situação muito delicada em decorrência das enchentes que provocaram mortes e muitos desabrigados.
Diante deste cenário, o governador da Bahia, Rui Costa, anunciou na noite desta segunda-feira (27), novas ações que complementam as medidas já adotadas para dar assistência às vítimas das chuvas no estado.
Assim, será concedido um auxílio financeiro para as famílias atingidas. A saber, o benefício será executado dentro do programa Estado Solidário, iniciativa que contempla medidas executadas para apoiar a população durante a pandemia da Covid-19, desde março deste ano.
O valor a ser repassado ainda será definido e divulgado.
Tarifa Social
Além do auxílio, ainda foi anunciada a extensão da Tarifa Social da Empresa de Águas e Saneamento da Bahia (Embasa) como valor máximo cobrado na conta a ser paga no mês de dezembro, para todas as residências, comércios e prestadores de serviços que tiveram prejuízos com as enchentes nos municípios que decretaram situação de emergência por causa das chuvas.
Esse benefício já havia sido concedido aos moradores de cidades do Extremo Sul, região também afetada pelas enchentes.
Auxílio Gás
A partir desta segunda-feira (27), a Caixa Econômica Federal e o Governo Federal iniciaram o pagamento do Auxílio Gás dos Brasileiros para mais de 100 mil famílias selecionadas nos municípios afetados pela chuva.
O saque do benefício, no valor de R$ 52,00, pode ser realizado nas Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui e terminais de autoatendimento, com o mesmo cartão e senha atuais.
Além disso, a partir desta quinta-feira (30), o município de Itabuna (BA) conta com a presença do caminhão-agência que realizará os mesmos serviços de uma agência física.
Vale destacar que este é o terceiro caminhão-agência deslocado para atendimento às regiões mais afetadas pelas fortes chuvas de dezembro. Outros dois caminhões permanecem operando em Águas Formosas (MG) e Medeiros Neto (BA).
Saque calamidade do FGTS
O banco mantém mobilizada equipe especializada na liberação do Saque Calamidade do FGTS para orientação aos municípios quanto ao preenchimento dos documentos de habilitação.
O pagamento foi iniciado no dia 23 de dezembro aos trabalhadores residentes nas áreas afetadas dos municípios de Eunápolis (BA) e Águas Formosas (MG).
Habitação
A CAIXA permite a pausa de até 90 dias nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas, mediante solicitação.
As unidades da CAIXA também darão suporte aos clientes para acionamento de seguro habitacional e procedimentos para pagamento de indenizações de forma imediata.
Com informações da Caixa Econômica Federal
Veja também: Quem consegue um emprego perde o benefício do Auxílio Brasil? Veja aqui