O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), sancionou a lei que garante um novo auxílio emergencial que vai contemplar mais de 4 mil famílias de trabalhadores de cana-de-açúcar e pescadores artesanais desempregados em razão da entressafra.
O crédito total a ser investido pelo governo chega a R$ 3,6 milhões.
“Esse auxílio poderá ser usado para comprar alimentos, produtos de higiene e limpeza, e é mais uma ajuda para minimizar os efeitos desse período de crise. O valor é correspondente ao da bolsa do Programa Chapéu de Palha. Assim, vamos dar mais um passo importante, com mais um instrumento de apoio aos trabalhadores rurais”, declarou o governador.
Detalhes do novo auxílio emergencial
No total, serão 4 parcelas de R$ 271,10 cada, a todos aqueles que ainda não são beneficiários do Programa Chapéu de Palha, mas que atendam os requisitos desse programa, mesmo que não estejam inscritos, em razão da suspensão de cadastramento presencial por conta da pandemia.
A medida incorpora 58 municípios do Estado, e chegará através do Cartão Social Emergencial.
A saber, o cartão permite que o beneficiário do Programa saque o valor nos terminais de autoatendimento da CAIXA, nas casas lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui.
A CAIXA atua como Agente Pagador do Programa Chapéu de Palha, sob gestão do Governo de Pernambuco.
Programa Chapéu de Palha
O projeto, instituído em 2007, trata-se de um programa pernambucano com o objetivo de ajudar financeiramente os trabalhadores em período de entressafra. Isto é, aquela modalidade de trabalho que só é oferecido por um período de tempo.
Dessa forma, o apoio financeiro é uma forma de amenizar o período em que não há serviço.
Os critérios e as condições para participação no programa são definidos pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco.
Veja também: Bolsa Família: Recursos de “sobra” podem ser aplicados em programas assistenciais no Nordeste