O benefício do novo auxílio emergencial deve valer até o fim de 2021 para as cidades que possuem restrições no comércio e circulação de cidadãos. A proposta foi criada por Sidney Leite (PSD – AM) e afirma a necessidade de que seja pago em 12 parcelas de R$ 300 até o fim do ano. Em suma, o texto complementa a Lei 13982/20 que estabeleceu as regras para o recebimento do mesmo.
Sendo assim, a proposta condiciona algumas características obrigatórias como estar em uma cidade que não permite o comércio. O deputado ainda informou que o impacto causado na economia brasileira foi de 2,5% do PIB de 2019. O efeito foi ainda mais proporcional no caso do Norte e Nordeste que apresentaram impactos de 4,8% e 6,5%, respectivamente.
Leia mais: Arthur Lira diz que auxílio “deve voltar por 03 ou 04 meses”.
Mirtes Mitsuyama afirmou que deveria ser imposto somente para os pais de família já que muitos solteiros estariam gastando em “farras”. Fernando Leão Carvalho argumenta que a inflação voltou como na década de 80: “Irresponsabilidade com a economia do país , o povo precisa de emprego , e nos assalariados com salário mínimo estamos sem poder comprar nada nos supermercados pois a inflação voltou como nos anos 80. Esses deputados são uma vergonha. Queremos empregos e não esmola.”
Quais são as outras imposições para o novo auxílio emergencial?
Existem outras imposições que também foram impostas e são bastante semelhantes aquelas de 2020:
- Não ser titular beneficiário de aposentadoria ou outros benefícios;
- ser maior de 18 anos, exceto para mães adolescentes;
- não possuir emprego formal ativo ou carteira assinada;
- a família deve ter renda mensal per capita de meio salário-mínimo ou a renda mensal total seja de até três salários mínimos;
- não haver declarado imposto de renda em 2020;
- É proibido estar cadastrado na categoria MEI (microempreendedor individual).
O recebimento deve estar limitado a somente dois membros da família. A proposta argumenta que, assim como em 2020, a mulher que possuir família monoparental deve receber cerca de duas parcelas mensais. Vale ressaltar que, aqueles que receberam o valor no ano de 2020 e não tinham direito, devem enviar o dinheiro novamente para o governo. Acredita-se que nas próximas semanas, os aposentados e militares que sacaram, devem estar recebendo mais mensagens com orientações.
Arthur Lira, novo presidente da Câmara, afirmou que o novo auxílio emergencial deve voltar por cerca de “três ou quatro meses”. O presidente da República, Jair Bolsonaro, diz que o benefício não deve ser como uma “aposentadoria” e que somente os mais pobres devem receber.