O Banco Central anunciou algumas novidades para o Pix e também para o cartão de crédito. Quanto ao sistema instantâneo de transferência, o BC sempre está aprimorando o serviço, já que se tornou um dos mais utilizados pelos consumidores brasileiros. O Pix foi criado no ano de 2020 e chama a atenção dos usuários por ser gratuito para a maioria das pessoas físicas.
De acordo com o que foi informado pela instituição financeira, estas novidades vêm para beneficiar os brasileiros. A informação foi dada por Renato Gomes, que é o atual diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central. As novas iniciativas surgiram, sobretudo, diante do rotativo do cartão, que por ser um dos créditos mais caros, está prejudicando bastante os consumidores.
Novidades para o Pix
Vamos primeiro às novidades do Pix. São elas: o Pix automático, o bolepix e o pix garantido. Vamos conhecer cada uma delas a seguir:
- Pix automático
Este tipo de função poderá ser utilizado como uma versão mais aprimorada do débito automático. Atualmente, a operação é na base do convênio que há entre os bancos e também a prestadora de serviços. Será por meio deste tipo de pix que o processo de pagamento será feito de forma direta. O novo recurso poderá ser utilizado no pagamento de serviços de streaming e de outras contas, além de compras com o pagamento parcelado.
- Bolepix
Como o próprio nome sugere, será uma junção do boleto com o pix. É uma forma de replicar o boleto, que será pago pelo consumidor por meio de um QR Code. O objetivo é fazer com que o pagamento seja compensado de uma forma 100% instantânea.
- PIX Garantido
O Pix Garantido ainda está em desenvolvimento pelo Banco Central. Este recurso vai possibilitar o parcelamento das compras feitas com o Pix. Desta forma, a garantia do recebimento do valor é repassada para o vendedor. Espera-se que este recurso chegue aos consumidores, pelo menos, até o ano que vem.
Agora, confira as novidades para o cartão de crédito
Agora, quanto às novidades para o cartão de crédito, elas estão sendo preparadas. Um dos destaques envolve o rotativo que é cobrado neste tipo de ferramenta. Com isso, o Banco Central tem como objetivo tornar mais efetiva a probabilidade das dívidas neste rotativo para que seja possível enfrentar os juros mais altos e que são cobrados nesta modalidade.
Este tipo de portabilidade do cartão de crédito é bastante utilizada nos Estados Unidos. Com isso, poderá haver uma maior concorrência, além de possibilitar que o consumidor faça a escolha do banco que quiser para que seja realizado o pagamento. Desta forma, podem ser negociadas as taxas que sejam menores. Como ainda está em planejamento, é preciso aguardar o lançamento oficial por parte do BC.