A partir desta sexta-feira (29), uma nova forma de realizar um Pix fica disponível, com uma nova fase do chamado Open Banking.
A saber, essa etapa permite que os chamados iniciadores de pagamentos possam atuar diretamente com os pagamentos instantâneos.
Está confuso? Nós vamos explicar em detalhes!
Mudanças no Pix
A grande novidade é a possibilidade de o consumidor, caso queira fazer um pagamento por meio de uma loja virtual, não precisar mais copiar os dados de um QR Code, sair da plataforma e acessar o aplicativo do seu banco para enviar um Pix.
Vale mencionar que a iniciação de pagamentos existe no Brasil desde outubro do ano passado e é a função que possibilita pagamentos por redes sociais ou aplicativos de mensagens usando cartões de débito, por exemplo. O WhatsApp, inclusive, foi aprovado como iniciador de pagamentos neste ano.
O que muda é que agora esse iniciador de pagamentos poderá fazer transações oferecendo o Pix como uma opção.
No entanto, é importante destacar que o Pix, como é atualmente, não deixa de existir. Apenas estão sendo acrescentados serviços para a modalidade.
Aplicativos terceiros
De acordo com o Banco Central (BC), com a nova fase, fazer um Pix para pagamentos de compras ou serviços em aplicativos terceiros terá uma redução de sete para três passos.
O que muda para o usuário? A principal vantagem é conseguir efetuar os pagamentos sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco.
Por exemplo, vamos imaginar um pedido em um aplicativo de delivery. Você seleciona o produto, e hoje, para optar pelo pagamento via Pix para esse aplicativo, você precisa receber a chave Pix ou um QR Code, certo?
Então, você sai do aplicativo de delivery, abre o seu aplicativo do banco, realiza a operação via Pix, e então retorna ao aplicativo de delivery para validar o pedido. Não é assim?
No entanto, com as novas funcionalidades, a partir desta sexta (29), no próprio aplicativo de delivery, a transação será feita.
Para isso, basta que o usuário autorize, e não mais precisa sair de um aplicativo para outro.
Lembrando que demos o exemplo de um aplicativo de delivery, mas pode ser utilizado em outros aplicativos e sites de compras.
Mas fique tranquilo. Se você ainda prefere realizar a operação pelo método “tradicional”, não se preocupe, ele será mantido.
Confira ainda: Auxílio Emergencial fora do teto de gastos pode acontecer se PEC não viabilizar Auxílio Brasil
Simplesmente foi iliminado uma segurança que seria a senha do aplicativo do banco.