Mais uma liberação para o Pix? A saber, o Ministério dos Transportes publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (8), uma portaria instituindo a política de incentivo à diversificação dos meios de pagamento de pedágios em rodovias federais administradas por concessionárias privadas. A medida entrará em vigor em 90 dias.
Assinada pelo ministro Renan Filho, dos Transportes, a Portaria N° 241 estabelece a obrigatoriedade de as empresas responsáveis por operar as praças de pedágio disponibilizarem aos usuários a opção de pagar a tarifa usando o PIX ou outros meios de pagamento semiautomático.
Pix como forma de pagamento em pedágios
Segundo o ministério, a medida visa a reduzir as filas e facilitar a vida dos motoristas, garantindo a eficiência e a praticidade na cobrança das tarifas.
“Publicamos nesta manhã, no DOU [Diário Oficial], a portaria que regulamenta o pagamento por PIX em todas as praças [de pedágio] do país. A medida visa garantir a eficiência e encurtar o tempo de parada, além de promover praticidade na cobrança, facilitando para os motoristas”, escreveu o ministro Renan Filho em uma rede social.
Regulamentação
A portaria ministerial estabelece que caberá à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) regulamentar, posteriormente, as cabines por praça de pedágio que deverão obrigatoriamente aceitar ao menos uma das operações de débito, por meio de cartão bancário ou aplicativos para dispositivos móveis.
Recorde de transações
O Pix, sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), bateu um novo recorde nesta quarta-feira (6).
A saber, pela segunda vez, a modalidade superou a marca de 170 milhões de transações em 24 horas.
Mais precisamente, somente no último dia 6, foram feitas 178,686 milhões de transferências via Pix para usuários finais.
E o que mais impressiona é que a alta demanda não comprometeu o funcionamento do Pix. De acordo com o BC, os sistemas funcionaram com estabilidade ao longo de todo o dia.
Vale mencionar que o recorde anterior tinha sido registrado em 20 de dezembro de 2023, com um número de 178,091 milhões de transações em um único dia.
Pix para pagar multa eleitoral
Já que estamos falando da aplicação do Pix, vamos abordar mais uma situação na qual a modalidade de pagamentos é aceita, e muita gente nem imagina.
É possível acertar as suas pendências de multa eleitoral via Pix. Ainda mais, outras opções são boleto e cartão de crédito.
Sendo assim, o primeiro passo é consultar a sua situação, para descobrir se tem alguma multa em aberto.
Para tanto, basta acessar o Portal do TSE, informar nome, número do título ou CPF, data de nascimento e os nomes da mãe e do pai. Depois, clique no botão amarelo “Consultar”.
Com informações da Agência Brasil e do Tribunal Superior Eleitoral