O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), oferece aos proprietários de veículos mais uma possibilidade de pagamento do IPVA.
Assim, desde a última quarta-feira (25), o imposto poderá ser quitado via Pix, uma das formas mais atualizadas e escolhidas pelos cidadãos já que o pagamento acontece de forma rápida, facilitada e imediata, permitindo inclusive a regularização do IPVA em atraso.
IMPERDÍVEL! Mega-Sena ACUMULA em R$ 90 MILHÕES! Saiba quando será o novo sorteio
IPVA via PIX
Com a nova modalidade, o cidadão passa a poder recolher o IPVA por meio de QR Code junto a cerca de 800 instituições financeiras.
Esse aumento na rede arrecadadora é o principal benefício do Pix para os cidadãos, especialmente para os “desbancarizados” e para aqueles que não mantém conta nos grandes e tradicionais bancos, preferindo bancos digitais.
Sendo assim, para utilizar a modalidade, é necessário acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP. Com isso, basta informar os dados do veículo e gerar um QR Code, que servirá para o pagamento.
A saber, o código Pix tem validade de 15 minutos, após o qual expira. Então, não tendo sido pago, será necessário emitir um novo QR Code.
Ainda mais, ao código com o aplicativo de banco ou instituição de pagamento, aparecerá a informação de que o pagamento é destinado à “SECRETARIA DA FAZENDA E PLANEJAMENTO”, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.
Veja também: Comunicado IMPORTANTE sobre a Prova de Vida do INSS
Importante
Fique atento e evite fraudes! A Secretaria da Fazenda e Planejamento não encaminhará, por qualquer forma de comunicação, um QR Code para pagamento de débitos de seu veículo.
Assim, cabe exclusivamente ao cidadão promover a emissão do mesmo no site indicado para a quitação dos débitos de seu veículo.
Aliás, a modalidade Pix está sendo implementada inicialmente para o pagamento do IPVA de veículos já registrados no Estado de São Paulo.
Até o final do ano de 2023, também será possível pagar a taxa de licenciamento, as multas de trânsito e efetuar o primeiro registro de veículo no Estado, pagando os respectivos débitos.
Ainda mais, os métodos tradicionais para o pagamento do imposto continuam válidos normalmente.
Além do Pix, para efetuar o pagamento do IPVA basta informar o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor) na rede bancária credenciada e realizar o recolhimento do tributo, por meio dos terminais de autoatendimento. O pagamento pode ser feito também pela internet, ou por meio de outros canais oferecidos pela instituição bancária.
Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo de São Paulo
Confira ainda: Consignado do INSS mudou! Veja como consultar a taxa de juros