Grande novidade para quem tem dívidas no Nubank! Na última quarta-feira (19), o banco surpreendeu a todos ao anunciar uma notícia muito importante. Essa atualização era muito esperada por muitos clientes do Roxinho que possuem dívidas pendentes. Mas afinal, qual é essa novidade? E, o mais importante, como ela poderá ajudar os clientes do banco digital?
Veja do que se trata essa novidade a seguir.
Sucesso do Nubank
Atualmente, o Nubank é um dos bancos mais populares do país, com uma base de clientes que já ultrapassa os 69 milhões.
Além disso, a instituição financeira não opera apenas no Brasil, mas também em outros países da América Latina, como México e Colômbia.
Veja também: ALERTA do Nubank sobre NOVO golpe; se proteja
Endividados
Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgada este ano, indica que aproximadamente 4 a cada 10 brasileiros adultos estão endividados.
Ademais, esse estudo também revelou que a inadimplência da população no país aumentou significativamente nos últimos anos. Lembrando que a inadimplência ocorre quando os devedores não conseguem pagar suas dívidas atrasadas.
Assim, de acordo com essa pesquisa, cerca de 66 milhões de brasileiros estão com dívidas em atraso em 2023, o que representa um crescimento de 8,08% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O valor médio das dívidas é de aproximadamente R$ 4 mil.
Por que tanta gente está endividada?
Diversos fatores podem explicar o enorme nível de endividamento da população brasileira. Portanto, pode ser devido à evidente perda de renda ocorrida durante a pandemia de Covid-19 ou questões relacionadas ao descontrole financeiro de alguns brasileiros.
A pesquisa em questão revela que a alta da inflação nos últimos 4 anos é apontada como a principal causa desse endividamento generalizado entre os brasileiros. Especialmente nos alimentos, a inflação persistiu em níveis elevados por um longo período, o que teve um impacto significativo nas famílias de baixa renda.
Assim, como resultado, essas famílias acabaram priorizando gastos com alimentos e despesas urgentes do dia a dia, deixando outras contas em atraso.
Segundo a especialista da CNDL, Merula Borges, os bancos e empresas financeiras são responsáveis pela maior parte das dívidas dos brasileiros, englobando mais de 65% dos débitos em aberto. Os setores de atacado e varejo surgem em seguida na lista.
Veja também: Nubank faz comunicado para quem usa o PIX; veja aqui
Novidade do Nubank para os clientes endividados
Como já se sabe, o endividamento alto da população brasileira é um grande problema econômico. Assim, para ajudar nessa situação, o Governo Federal criou o programa social chamado “Desenrola”, que facilita a renegociação e o pagamento de dívidas atrasadas.
O programa foi lançado recentemente e traz vantagens para os bancos que participam dele. Vários bancos brasileiros importantes, como Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e C6 Bank, já fazem parte do Desenrola.
Desse modo, a boa notícia é que o Nubank também aderiu ao programa. Em breve, eles vão divulgar as condições e critérios para renegociar as dívidas através do Desenrola, tornando o processo mais simples e prático para os clientes.
Quantos clientes poderão aproveitar?
Segundo Fernando Haddad, o ministro da Fazenda, a entrada do Nubank no programa Desenrola pode regularizar mais de 1 milhão de CPFs negativados. Além disso, o ministro explicou que um banco em particular estava em dúvida sobre participar devido a poucas vantagens no crédito presumido e ter 1 milhão de CPFs negativos.
Contudo, se todos os grandes bancos aderirem, seriam 2,5 milhões de CPFs regularizados.
Ademais, conforme o regulamento do programa, a limpeza dos CPFs deve ser feita até o dia 28 de julho, tanto pelo Nubank como pelas outras instituições participantes.
Por fim, mais detalhes sobre o processo de renegociação de dívidas pelo Nubank serão divulgados em breve. Fique atento!
Veja também: Grande ALERTA do Nubank: banco vai PERDOAR dívidas de até R$ 100? Saiba agora