O Novembro Azul é um movimento mundial, com o objetivo de alertar a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Afinal, esse é o tipo de tumor mais comum entre os homens, especialmente para os que possuem mais de 40 anos de idade.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, Inca, em 2021 estima-se que o Brasil terá mais de 65 mil novos casos. Entretanto, esse ano a campanha também aborda a saúde do homem de forma geral. Portanto, outros problemas que acometem o público masculino também estão em evidência.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, SBU, o tema do Novembro Azul para esse ano é “Saúde também é papo de homem”. A seguir, reunimos algumas informações importantes sobre a doença.
Fatos importantes sobre o câncer de próstata
Apesar da campanha Novembro Azul ser anual, algumas informações sobre a doença ainda são desconhecidas pela maioria da população. Mas reunimos algumas informações para que você conheça melhor a doença e tome os devidos cuidados:
Novembro Azul: as principais causas do câncer de próstata
- Comum em homens após os 40 anos de idade;
- O homem que possui pai ou irmão com câncer de próstata, tem três vezes mais chances de ter a doença;
- Consumo excessivo de bebidas, cigarros, má alimentação e sedentarismo são fatores que contribuem para o surgimento desse tipo de câncer;
- O uso de anabolizantes é algo que ajuda a doença aparecer.
Sinais silenciosos
Um dos alertas do Novembro Azul é para os sinais silenciosos dessa doença. Normalmente, quando um homem apresenta algum sintoma o tumor já está em fase avançada. Portanto, veja quais são os principais sinais desse tipo de tumor:
- Dificuldade para urinar;
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia e a noite;
- Diminuição do jato de urina;
- Presença de sangue ou sêmen na urina;
- Dor ao ejacular.
Exames para detectar o câncer de próstata
A maioria dos casos de câncer de próstata costumam aparecer após aos 40 anos. Especialmente depois dos 55 anos de idade. Portanto, o ideal é manter uma rotina de visitas ao urologista para que ele oriente quais os exames devem ser feitos.
Entretanto, quem possui histórico familiar da doença precisa realizar um check-up a partir dos 40 anos. Além disso, a consulta ao profissional deve ser anual.
Como é o tratamento?
O tratamento para essa doença depende do seu estágio e estado de saúde do paciente. Porém, o mais comum é que o homem realize a radioterapia, quimioterapia e cirurgia. No entanto, em alguns casos é sugerido a terapia hormonal.
Há casos em que os tumores são menos agressivos. Portanto, dependendo da idade do paciente, ele pode ser tratado apenas com monitoramentos periódicos, ou seja, sem quimioterapia ou radioterapia.
O intuito da campanha Novembro Azul é alertar o homem sobre os cuidados com a sua saúde. Não somente durante o mês de novembro, mas sim em todos os dias do ano. Quanto antes essa doença for diagnosticada, maior a chance de remissão do tumor.
Não deixe de cuidar da sua saúde!