No Brasil, atualmente, temos um total de quase 6 milhões de famílias que recebem ajuda de custo para a compra de botijão. Além disso, recebem também outros benefícios oferecidos pelo Governo.
Mas, como todos os benefícios geram gastos, o que acaba sendo necessário estipular regras para a adesão dos auxílios sociais.
No entanto, com o surgimento de novos beneficiários, é preciso alterar as regras, com a finalidade de atender às famílias que realmente precisam desse auxílio.
Logo, neste ano de 2023, os beneficiários irão se deparar com algumas mudanças que podem afetar as regras de recebimento dos auxílios, em especial a ajuda de custo sobre o gás de cozinha.
Dessa maneira, para facilitar a busca por informações, vamos falar um pouco mais das novas regras para o auxílio gás neste ano de 2023. Portanto, acompanhe com atenção, para ficar por dentro de tudo sobre o assunto!
Entenda as novas regras para o Auxílio Gás 2023
A primeira informação que precisamos trazer sobre o auxílio gás, é que este é um benefício cuja oferta é bimestral, para as famílias beneficiadas com o programa desde o ano de 2022.
Até o momento, já são mais de 5 milhões de brasileiros que recebem o auxílio gás. A grande maioria dos beneficiários faz parte de outros programas, como o Auxílio Brasil, que voltou a se chamar Bolsa Família.
O Auxílio Gás é pago um mês sim e outro não. No ano passado, o valor era de 50% do preço do botijão do gás de 13 kg referente ao mês vigente.
Mas, com as mudanças para o mês de 2023, a ideia é de pagar um valor diferente, e reduzir o tempo de espera dos beneficiários, para ter acesso ao auxílio gás.
Essa alteração no projeto está sendo discutida através da PL 2.851/2022, criada por um senador do partido Republicanos, o Messias de Jesus.
O objetivo é que o auxílio gás se torne um benefício mensal para as famílias, e que o pagamento seja feito de forma integral, ou seja, pago 100% do valor do botijão de gás aos beneficiários.
A proposta prevê que essa mudança seja permanente. Assim, todas as famílias beneficiadas terão mais dignidade. Afinal de contas, os valores de gás de cozinha costumam variar com muita frequência ao longo dos meses.
Primeira parcela do Auxílio Gás em 2023
O novo governo, que teve início neste ano de 2023, quis mostrar mudanças na forma de administrar o país. Por isso, aprovou uma medida provisória que garante o pagamento de 100% do valor do botijão de gás para as famílias.
Até dezembro de 2022, a garantia era o pagamento de 50% do valor para o ano seguinte.
Mas, devido a essa medida provisória, as famílias receberão o auxílio de forma integral. Contudo, por ser algo provisório, não se sabe até quando o pagamento de 100% será mantido pelo atual governo Lula.
Por isso, acaba sendo uma preocupação para as famílias beneficiadas. Afinal de contas, essa quantia ajuda muito nas despesas com o gás.
Além disso, nessa medida provisória, não há nenhuma informação de que o benefício será pago todos os meses. Dessa forma, entende-se que o auxílio gás irá continuar a ser pago de maneira bimestral, assim como ocorreu no ano anterior.
Como o pagamento costuma ser feito nos meses pares, então, a primeira parcela do benefício será em fevereiro. Os demais auxílios seguem o calendário normal, ou seja, todos os meses.
Vale também dizer que o pagamento é feito em dias diferentes, sendo considerado o número final do NIS de cada beneficiário para definir o dia do recebimento.
Através do aplicativo Caixa Tem, ou por meio do site do Governo Federal, você consegue acompanhar o calendário correto com as datas dos respectivos pagamentos.
Veja se você tem direito a receber o Auxílio Gás 2023
Com relação às regras dos beneficiários, não houve alterações, ou seja, famílias que estejam inscritas no CadÚnico, possuem renda per capita de menos que um salário mínimo, e possuem cadastro em outros programas de benefício do governo, podem solicitar o auxílio gás.
Caso tenha dúvidas se você tem ou não direito ao auxílio, é possível consultar essa informação no aplicativo Auxílio Brasil ou Caixa Tem, e através dos telefones de contato 111 ou 121.