No Brasil, o PIX se tornou um fenômeno. Ele é um sistema de pagamento rápido que tem ajudado muito as empresas e as pessoas que compram, e está transformando a forma como lidamos com o dinheiro.
E agora, para deixar todo mundo ainda mais feliz, o Banco Central anunciou que está desenvolvendo novas funções para o PIX.
Assim, duas delas se destacam: o PIX Automático e o PIX Internacional. Com essas novidades, as transações financeiras vão ficar ainda mais fáceis e rápidas.
Veja todos os detalhes a seguir.
Novas funções
Além disso, o Banco Central também anunciou outras novidades em relação ao PIX.
Desse modo, em breve, será possível fazer transferências internacionais e o PIX será aceito em mais lojas virtuais, ampliando as opções de pagamento disponíveis.
As informações sobre essas atualizações foram compartilhadas por Carlos Brandt, executivo do Banco Central, durante o evento Criptorama Brasília 2023. Assim, ele explicou em mais detalhes as novas funcionalidades que serão implementadas no PIX nos próximos meses.
Veja também: Desenrola Brasil: Veja quais bancos devem aderir ao programa de renegociação de dívidas
O que é o PIX automático?
O PIX Automático funciona como o débito automático. Dessa maneira, você cadastra uma conta fixa, como a de internet, e todo mês o valor é descontado automaticamente da sua conta bancária onde o PIX foi cadastrado.
Dessa forma, você não precisa mais pagar essas contas manualmente.
Assim, com o PIX Automático, será possível programar pagamentos recorrentes, assim como acontece com TED e DOC, facilitando o uso do sistema e evitando esquecimentos.
Marketplaces
Além disso, o Banco Central também está desenvolvendo soluções específicas para marketplaces. Atualmente, esses ambientes já utilizam o PIX ara os pagamentos nas compras, porém, devido às suas dinâmicas particulares, há necessidade de soluções específicas de uso.
Uma das medidas em análise é para a modalidade de Entrega contra Pagamento (DVP).
Assim, a proposta é que os vendedores do marketplace recebam os pagamentos somente após a efetiva entrega dos produtos aos compradores. Isso implicará em uma retenção temporária do pagamento, com o marketplace atuando como intermediário.
Outra solução é para os “carrinhos de compra”, proporcionando uma forma segura e transparente de adquirir vários produtos de diferentes vendedores, com pagamento via PIX.
Veja também: ALERTA: bancos estão mudando datas do cartão de crédito
O que é o PIX internacional?
O BC também está desenvolvendo o PIX Internacional, um projeto para tornar as transferências para outros países mais eficientes e baratas.
Atualmente, existem desafios em relação a altos custos, baixa velocidade, acesso limitado e falta de transparência nesse tipo de transação. A ideia é utilizar o PIX para superar esses desafios, segundo Carlos Brandt, executivo do Banco Central.
Ademais, o banco está estudando duas abordagens para implementar esta medida. Assim, uma delas envolve a integração direta com sistemas de pagamentos já utilizados em outros países. A outra opção seria conectar o PIX a iniciativas existentes no mercado que interligam sistemas de pagamentos nacionais, estabelecendo uma conexão indireta.
Brandt também destacou a sinergia entre o PIX, o Open Finance e o Real Digital, afirmando que essas iniciativas convergem para oferecer um conjunto completo de soluções para os usuários e atender às necessidades da sociedade, criando um ambiente de pagamentos robusto e interessante.
Sobre o PIX
Vale lembrar que o PIX é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil. Ele foi lançado em novembro de 2020 e possibilita a realização de transações financeiras de maneira rápida, segura e disponível a qualquer hora, todos os dias da semana.
Com ele, é possível fazer transferências eletrônicas entre pessoas, empresas e instituições financeiras sem a necessidade de intermediários, como boletos bancários ou cartões de crédito. Para utilizar o meio de pagamentos, basta cadastrar uma chave, que pode ser o número de telefone, e-mail, CPF/CNPJ ou uma chave aleatória gerada pelo próprio sistema.
Veja também: PIX bate recorde de transações! Veja como se proteger de golpes