Se você é um dos trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário, saiba que uma nova rodada do saque do FGTS começa essa semana. Afinal, se existe algo que vale a pena é sacar esse dinheiro que está sendo depositado mensalmente em uma conta da Caixa Econômica Federal, já que o rendimento pífio desse “investimento” não vale a pena para deixar o capital ali parado. Veja mais a seguir:
Tudo sobre a nova rodada de saque do FGTS
Se você ativou a modalidade de saque-aniversário dentro do aplicativo FGTS e faz aniversário em dezembro. Saiba que nesta semana haverá uma nova rodada de saque desse Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Essa é uma boa notícia considerando que estamos chegando ao fim de um governo repleto de incertezas sobre o futuro da nossa economia.
Por isso, todo capital é bem-vindo quando se trata de saque do FGTS, afinal, considerando que o rendimento anual desse ano está muito abaixo da taxa de juros básica da economia (Selic), saiba que toda possibilidade de saque deve ser realizada.
No entanto, se você ainda não aderiu ao saque-aniversário, talvez não saiba como funciona e, pensando nisso, vamos falar um pouco mais sobre ele logo abaixo. Confira:
Como funciona o saque-aniversário do FGTS
Ao acessar o aplicativo do FGTS, a pessoa pode aderir ao saque-aniversário, uma modalidade onde o trabalhador consegue retirar o dinheiro desse chamado Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. No entanto, é preciso entender que ao aderir à modalidade. Logo torna-se impossível receber o fundo total durante uma rescisão do contrato de trabalho sem justa causa.
Por isso, vale a pena considerar a sua situação atual, a empresa em que está atuando, entre outros pontos. Já que existe o risco de você ser demitido e não ter dinheiro para receber do governo. Nesse caso, apenas a multa rescisória de 40% paga pela empresa ainda manterá. Enquanto o FGTS continuará acumulado até dar o prazo legal para que o saque-rescisão volte a ser válido.
Nova rodada de saque do FGTS para nascidos em dezembro
Considerando que você tenha aderido ao saque-aniversário por meio do app FGTS e que tenha nascido no mês de dezembro. Saiba que uma nova rodada estará disponível essa semana para o saque. Para isso, basta inserir a conta bancária para onde você quer que seu dinheiro tenha o envio e o prazo para o recebimento deste mês será de 1 de dezembro até 28 de fevereiro de 2023.
O percentual desse saque varia entre 5 e 50% da quantia disponível nas contas acima, conforme a faixa de saldo na qual o dono da conta possui. Além disso, a pessoa ainda pode sacar uma parcela fixa adicional de até R$ 2.900.
Além disso, o trabalhador ainda pode antecipar parcelas futuras do saque-aniversário. Mas é preciso entender que uma possível demissão sem justa causa futura não lhe traria o dinheiro do fundo para manter as contas em dia enquanto procura outra oportunidade no mercado de trabalho. No entanto, caso sua finalidade seja investir melhor esse capital, saiba que essa é uma boa ideia, considerando o rendimento baixo de 3% do FGTS.