O FGTS funciona como uma poupança para o trabalhador e possui algumas formas de saque que já são conhecidas pelos brasileiros. Mas, atualmente, há novas modalidades de retirada de valores, que ficam disponíveis sempre que necessário. Continue acompanhando este artigo para entender quais são elas e quem tem direito à nova parcela do FGTS que foi liberada hoje.
Duas novas modalidades de saque pelo FGTS
Para entender a nova parcela do FGTS liberada hoje, é preciso conhecer as modalidades de saque que, agora, estão sendo disponibilizadas. Uma delas é o saque-extraordinário, a outra, o saque-aniversário. Continue acompanhando este artigo para saber como cada uma funciona.
Saque-extraordinário
O saque-extraordinário tem o funcionamento simples e está liberado para todas as pessoas que têm dinheiro no Fundo de Garantia. Entretanto, os valores sofrem limitação de até R$1.000,00 por saque, portanto, não há como sacar todo o valor da conta do FGTS se você tiver mais que isso nela.
Todos os trabalhadores têm direito a ele, se o valor estiver disponível em suas contas. Para sacá-lo, basta solicitar o valor através do aplicativo próprio do FGTS. Caso seja aprovado, o valor será depositado em conta digital do trabalhador, que poderá movimentá-lo normalmente, transferindo-o ou sacando.
Saque-aniversário
Esse saque não é para qualquer pessoa porque para ter direito a ele é preciso aderir ao programa e, assim, se tem direito a retirar uma parcela por ano. O nome do saque se dá devido à forma como ele é liberado: sempre no mês do aniversário do trabalhador.
Portanto, ao decidir participar dessa modalidade de saque, é possível retirar o valor, que fica disponível durante 3 meses contados do primeiro dia do mês do aniversário do trabalhador. Entretanto, ao não resgatar esse valor nas datas nas quais ele fica disponível, ele retorna ao FGTS e o trabalhador apenas pode realizar o saque-aniversário novamente no ano posterior.
Como funciona o repasse do saque-aniversário
O saque-aniversário também possui valores diferentes disponíveis, a depender da quantidade de dinheiro disponível na conta do FGTS. O valor varia de 5% a 50% de acordo com a quantidade de dinheiro, sendo que até R$500,00 o trabalhador pode retirar 50% e até 20 mil reais, 10%. Já quem tem acima de 20 mil reais na conta, pode retirar 5% do valor no saque-aniversário.
Qual foi a nova parcela do FGTS liberada
A nova parcela do FGTS que está liberada para todos até o final deste ano refere-se a do saque-extraordinário, uma vez que todos os brasileiros com dinheiro em conta podem realizar o seu saque. É preciso, entretanto, conferir o calendário de pagamento do valor, para não perdê-lo.
Também está liberada a parcela do FGTS referente ao saque-aniversário para aquelas pessoas que completaram mais um ano de vida nesse mês de outubro. Além disso, algumas pessoas que fizeram aniversário em setembro e agosto também podem retirar o valor esse mês, caso não tenham extrapolado os 90 dias pelos quais ele fica disponível.