O Auxílio Caminhoneiro, também conhecido por Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Cargas (BEM Caminhoneiro) se aproxima do último pagamento, que já tem data marcada!
A saber, o crédito ocorrerá no próximo sábado, dia 10 de dezembro.
Vale lembrar que na quinta parcela, paga em novembro, quase 400 mil motoristas receberam o benefício de R$ 1.000.
A sexta parcela do benefício será a última, uma vez que o Auxílio Caminhoneiro não tem previsão para ser pago em 2023.
Auxílio Caminhoneiro
De acordo com o Governo Federal, o pagamento do Auxílio Caminhoneiro já custou quase R$ 2 bilhões com as cinco primeiras parcelas.
Para quem não acompanhou, cabe pontuar que o pagamento foi aprovado em julho, com a chamada PEC dos Benefícios, e ocorreu entre os meses de agosto e dezembro.
Têm direito ao Auxílio Caminhoneiro, os profissionais cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) até 31 de maio de 2022, cadastro mantido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – Ministério da Infraestrutura, com registro de atividade/operação de transporte de carga na ANTT em 2022, ou que tenham realizado a autodeclaração do Termo de Registro.
Além disso, é necessário atender aos critérios para concessão do benefício, que estão definidos na Portaria Interministerial MTP/INFRA Nº 6, de 1º de agosto de 2022.
Além da categoria, os profissionais dos táxis também têm recebido o chamado Auxílio Taxista, que paga o mesmo valor. O objetivo de ambos os benefícios é diminuir os impactos causados pela alta no preço dos combustíveis derivados de petróleo.
Leia também: Auxílio Brasil, Caixa Tem e mais! Confira os destaques da semana
Movimentação pelo Caixa Tem
Por fim, é importante destacar que os motoristas têm até 90 dias para realizar a movimentação do saldo do Auxílio Caminhoneiro, cujo crédito é feito em uma conta poupança social digital em nome do trabalhador. Se não for movimentado no período mencionado, o montante será recolhido pelo Tesouro Nacional.
Assim, para movimentar o benefício, os cidadãos podem realizar o saque em um terminal de autoatendimento Caixa ou em uma casa lotérica, além de utilizar o aplicativo Caixa Tem, que disponibiliza diversas opções, tais como: transferências bancárias, Pix, pagamento via QR Code e cartão de débito virtual.
Veja ainda: ÓTIMA NOTÍCIA para quem recebe o AUXÍLIO BRASIL em DEZEMBRO