Hoje nós vamos passar algumas informações para que você veja tudo sobre as alterações da regra de transição da aposentadoria.
Como todos sabem, desde que aconteceu a reforma da Previdência Social, a aposentadoria por tempo de contribuição deixou de existir e a idade mínima para se aposentar também está aumentando de forma gradativa, e com isso, as pessoas que se enquadram nas regras destas categorias, estão passando por um processo de transição, para que possam se adequar às novas regras e assim, conseguir o benefício.
No entanto, muitas dúvidas e incertezas sobre esse assunto ainda surgem entre os contribuintes, e pensando nisso, nós reunimos algumas das principais informações sobre esse tema para te passar.
Por isso, não deixe de ler até o final, pois nós vamos contar tudo o que precisa saber sobre a regra de transição da aposentadoria e muito mais!
Quais são as regras de transição da aposentadoria?
A criação das regras de transição são para que os contribuintes que já haviam atingido a idade mínima para se aposentar, ou já estavam prestes a receber o benefício por tempo de contribuição, não sofram prejuízo.
Além disso, elas também servem para adequar os cidadãos às novas regras da Previdência Social, aos poucos, pois seria um choque muito grande nos contribuintes, que trabalharam a vida toda esperando a tão sonhada aposentadoria.
Para que ocorra essas novas adequações, a Previdência Social estabelece as seguintes regras de transição:
- Regra dos pontos, que vale para quem pretendia se aposentar por tempo de contribuição;
- Regra da idade progressiva, que está aumentando 6 meses por ano;
- Regra do pedágio 50%, que vale para as pessoas faltavam menos de 2 anos para se aposentarem que a reforma da Previdência foi feita;
- Regra da idade mínima, que é para quem tem pouco tempo de contribuição;
- Regra do pedágio 100%, que é destinada aos servidores públicos;
- Regra da aposentadoria especial, que serve para as pessoas que trabalham com periculosidade.
Quem pode participar da regra de transição da aposentadoria?
Para participar da regra de transição da aposentadoria, é preciso se enquadrar nos seguintes requisitos:
- Ter 65 anos de idade mais 15 de contribuição para homens;
- Ter 62 anos de idade mais 15 anos de contribuição para mulheres;
- Ter 65 anos para homens e 62 para mulheres, mais 25 anos de contribuição para os servidores públicos.
Além disso, ainda é preciso que se cumpra os requisitos estabelecidos por cada uma das regras de transição que citamos acima.
O que fazer para se aposentar no INSS mais rápido?
Para se aposentar mais rápido no INSS, o contribuinte deverá colaborar com a Previdência Social todos os meses sem nenhum atraso. Pois todas as contribuições que estão fora do prazo de validade, não haverá sua computação e por isso, não contarão na soma da contribuição final.
Além disso, ainda é preciso estar atento ao valor da contribuição, pois os pagamentos com um valor menor do percentual pré-determinado do salário mínimo, também não contarão na soma total das contribuições.
Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre as regras de transição da aposentadoria, e como fazer para se aposentar mais rápido. Basta seguir nossas dicas para não ter problemas na hora de se aposentar.