Brasileiros estão surpresos com o novo recurso que permite parcelar o Pix.
O governo federal está estudando maneiras de facilitar a utilização do sistema e o Banco Central está envolvido na iniciativa que permitirá que os usuários paguem parcelado usando o Pix.
Confira as últimas novidades sobre o Pix a seguir.
Pix parcelado
Vale lembrar que as fintechs já oferecem essa opção por meio de serviços financeiros inovadores que usam tecnologia digital. Mas ainda não há um padrão estabelecido para essa operação, que deve mudar com as novas medidas do governo.
Adicionalmente, o Ministério da Economia diz que ainda há algumas questões a esclarecer sobre a nova forma de pagamento com o Pix. Depois disso, a ferramenta estará disponível para todos os brasileiros.
Ademais, o governo federal deve discutir o assunto antes de tomar uma decisão.
Veja também: AVISO IMPORTANTE para quem pegou empréstimo no governo BOLSONARO e teve o Bolsa Família BLOQUEADO
Discussões sobre o Pix parcelado estão em andamento
O ministro Fernando Haddad se encontrou com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para discutir as mudanças no Pix parcelado.
Ademais, ele afirmou que as mudanças que seu ministério e o Banco Central farão no sistema de pagamento eletrônico trarão diversas vantagens para o país.
Como funciona?
Quem usar o Pix parcelado terá o valor das compras descontado diretamente da conta bancária. A ferramenta é semelhante a um cartão de crédito, mas há cobrança de juros que devem ser observados pelos usuários.
Além disso, é importante ter cuidado ao usar o Pix parcelado, já que os pagamentos parcelados podem ter altas taxas de juros, o que pode levar à acumulação de dívidas.
Com isso em mente, é importante ficar atento para não acabar mergulhando em dívidas.
Como usar?
Para usar o Pix parcelado, os usuários devem seguir os seguintes passos:
- Primeiramente, acessar o aplicativo da instituição financeira que oferece a referida opção;
- A seguir, selecionar a opção “Pagar com Pix”;
- Escolher o tipo de chave para o pagamento, como e-mail, telefone celular, CPF ou uma chave aleatória;
- Selecionar a opção “Parcelamento”;
- Por fim, confirmar a transação se todas as informações estiverem corretas.
Qual a finalidade do Pix parcelado?
Ele pode ser utilizado para pagar qualquer produto ou serviço em diversos estabelecimentos, mas estes precisam permitir essa opção.
Dessa forma, as taxas cobradas pela instituição financeira escolhida serão incluídas no valor total pago pelo usuário.
Porém, ainda não foi definida uma data para a implementação uniforme do Pix parcelado pelo governo, embora seja esperado que isso torne as operações financeiras mais fáceis e rápidas.
Veja também: 13º Salário do INSS: Presidente LULA CONFIRMOU datas de pagamentos da primeira parcela
Mais facilidade
Com esta nova modalidade, os brasileiros terão mais facilidade em suas transações, podendo parcelar pagamentos de produtos e serviços.
No entanto, é importante lembrar que há cobrança de juros como em qualquer crédito, portanto, é preciso usá-lo com cautela.
Além disso, o Pix tem sido um enorme sucesso, com inúmeras pessoas utilizando-o diariamente. Na semana passada, no dia 6 de abril, a ferramenta alcançou mais de 120 milhões de transações em apenas um dia. Mesmo com tantos usuários, o sistema funcionou perfeitamente durante todo o dia.
Dessa forma, conclui-se que é natural que surjam novas funções com o Pix, já que seu uso é um tremendo sucesso. Com isso em mente, espera-se que a modalidade de pagamentos esteja sempre em constante evolução.
Veja também: PAGAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA nesta quarta-feira (19); veja quem recebe