Elaine Cristine Rodrigues, 34 anos, inscrita no Cadastro Único, estava há cinco anos sem conseguir trabalho e vivendo apenas com o suporte do Bolsa Família.
Nesta quinta-feira (25), ela devolveu o cartão do programa social e recebeu a carteira de trabalho assinada em São Luís (MA).
Isso porque um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Grupo Mateus permitiu que Elaine, mãe de dois filhos, fosse contratada pela empresa e entrasse na rota de emancipação social por meio do emprego formal.
“O emprego representa segurança, em primeiro lugar. Antes eu vinha lutando, tentando de um jeito e de outro, mas agora tenho um emprego de carteira assinada, tenho um valor fixo que pode manter e suprir as necessidades da casa, dar maior conforto. O principal é a segurança financeira”, comemorou Elaine.
Oportunidades para o público do Cadastro Único
A saber, o acordo com a rede varejista, assinado pelo ministro Wellington Dias, vai reservar 10% das vagas da rede de supermercados para as pessoas inscritas no Cadastro Único, com idades a partir de 18 anos.
Então, além de viabilizar oportunidades de aumento e manutenção da renda entre os beneficiários das políticas públicas, a parceria vai permitir que a empresa tenha acesso a talentos muitas vezes invisíveis pela exclusão social.
“O Grupo Mateus aceitou o desafio de olhar para as pessoas que estão no Cadastro Único. São pessoas que querem apenas uma oportunidade. Hoje estamos aqui para abrir oportunidades para as pessoas que querem trabalhar, querem empreender. Esse é o caminho para uma economia segura”, destacou o ministro.
Sendo assim, nesta quinta-feira (25), 13 pessoas foram contratadas pelo grupo. São pessoas que, agora com salário e direitos trabalhistas garantidos, abrem espaço para outras famílias entrarem no programa de transferência de renda.
“Sonho acordado com cada vitória dentro do desafio de dar oportunidades a mais e mais famílias, de um emprego ou um negócio que possa gerar renda, para que não precisem mais receber o Bolsa Família”, completou Wellington Dias.
Para o fundador e presidente do conselho do Grupo Mateus, Ilson Mateus, a assinatura do acordo reforça o compromisso da união entre os poderes público e privado em prol do crescimento do país.
“É motivo de orgulho fazer parte de um projeto dessa magnitude. Somos uma empresa que já tem 50 mil funcionários, e vamos contratar mais oito mil colaboradores neste ano em todo Nordeste”, destacou.
“Somos do Brasil e queremos que o país cresça, porque somos um país rico, uma potência em produção de alimentos e queremos que o Brasil seja um dos países mais fortes na economia do mundo”, acrescentou.
Veja ainda: PODE COMEMORAR! Governo divulga o calendário da nova rodada do VALE GÁS
Meta
De acordo com o ministro Wellington Dias, a meta é, com acordos semelhantes voltados aos inscritos do Cadastro Único, chegar a um milhão de beneficiários, nas mais diferentes áreas.
“Vamos pactuar com os vários setores da economia. A meta é transferir as pessoas da pobreza para o emprego. O presidente Lula quer que, além de cuidarmos dos mais pobres, possamos abrir oportunidades de emprego e de empreendedorismo”, apontou o ministro.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MDS
Leia também: MARTELO BATIDO! Bolsa Família terá novo pagamento ANTECIPADO