Estudantes que desejam entrar em uma universidade devem ficar atentos, pois o MEC começou a organizar o FIES 2023.2. O programa usa a nota do Enem para selecionar os alunos.
Saiba as últimas novidades sobre o FIES a seguir.
FIES 2023.2
O MEC iniciou a preparação do FIES 2023.2, o que requer atenção dos estudantes. O programa oferece vagas em cursos de graduação em instituições privadas em todo o país, permitindo que os alunos paguem as mensalidades somente após se formarem.
Desse modo, durante o curso, os estudantes do FIES só precisam pagar as taxas e o seguro de vida que contrataram.
Na última terça-feira (16), o MEC divulgou no Diário Oficial da União o Edital nº 4, que marca o início do segundo processo seletivo do FIES deste ano.
Assim, o documento estabelece as datas, critérios e procedimentos para as instituições que desejam oferecer vagas pelo programa.
Ademais, as instituições têm até o dia 23 de maio para preencher o documento de participação desta edição do FIES. O documento deve incluir informações essenciais, como os valores das mensalidades dos cursos que serão oferecidos.
Veja também: Programa dá desconto de até 95% em juros de DÍVIDAS; veja como participar
Quem pode participar do FIES?
Para ser elegível ao Fundo de Financiamento Estudantil, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com pontuação mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação.
Adicionalmente, é necessário que a renda mensal bruta familiar não ultrapasse o equivalente a três salários mínimos por indivíduo.
Sobre o programa
O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do MEC estabelecido pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001.
Dessa forma, através do FIES, estudantes de todo o país podem obter financiamento para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior que participam do programa e possuem avaliação positiva no Sinaes.
Ao longo dos anos, o programa de financiamento estudantil passou por mudanças. Uma das mais significativas alterações foi em 2018, quando o programa começou a oferecer juros zero para aqueles que mais precisam e uma escala de financiamento baseada na renda familiar do candidato.
Veja também: AVISO IMPORTANTE! Redução dos preços de combustíveis tem impacto nos programas sociais
Como se inscrever?
A inscrição no FIES é realizada online, por meio do site do programa.
Além disso, é necessário ter em mãos o número de inscrição do Enem e o CPF. E também, o estudante deve informar a renda familiar por pessoa e selecionar o curso e a instituição de ensino desejados.
Como funciona o FIES?
O funcionamento do FIES é simples: o estudante se inscreve no programa e, se for aprovado, pode obter um empréstimo para pagar as mensalidades da faculdade.
Assim, durante o curso, o estudante paga apenas os juros do empréstimo, de 6,5% ao ano.
Além disso, após se formar, há um período de carência de 18 meses antes de começar a pagar o empréstimo em parcelas mensais.
Por fim, o prazo total de pagamento pode chegar a até 14 anos.
Veja também: BOLSA TRABALHO: Programa concede oportunidades aos jovens de famílias de baixa renda