O pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), realizado mensalmente pelo Governo Federal por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), contempla milhares de cidadãos em todo o país.
Assim sendo, é importante salientar que a partir deste mês, o benefício será pago com um reajuste oficial.
Reajuste no pagamento do BPC
A saber, a partir deste mês, o repasse terá um reajuste de R$ 92. Cabe explicar que o aumento acontece por conta do reajuste do salário mínimo, que está em vigor no país desde o dia 1º de janeiro.
Então, como o BPC é baseado no mínimo, todos os cidadãos contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada receberão o pagamento com o reajuste pertinente.
Calendário dos depósitos em janeiro
Acompanhe a programação dos pagamentos do BPC neste mês:
- Benefício final 1: 25 de janeiro;
- Benefício final 2: 26 de janeiro;
- Benefício final 3: 29 de janeiro;
- Benefício final 4: 30 de janeiro;
- Benefício final 5: 31 de janeiro;
- Benefício final 6: 1º de fevereiro;
- Benefício final 7: 2 de fevereiro;
- Benefício final 8: 5 de fevereiro;
- Benefício final 9: 6 de fevereiro;
- Benefício final 0: 7 de fevereiro.
Quem pode receber o BPC?
Atualmente, o BPC conta com critérios específicos de pagamento. Dessa forma, para receber os valores, é preciso que o cidadão se enquadre em um dos dois grupos atendidos pelo programa.
Em suma, o primeiro deles é composto por idosos com mais de 65 anos e que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica. É importante detalhar que essa questão é comprovada por meio da renda familiar, que não deve ultrapassar 1/4 do salário mínimo. Atualmente, esse valor é de R$ 353 por pessoa que faz parte do grupo familiar.
Ainda mais, o benefício também é liberado para os cidadãos com algum tipo de deficiência. Aliás, neste caso, é preciso comprovar a condição por meio de uma perícia que será realizada pelo INSS.
Além disso, em ambos os casos, também é preciso estar inscrito no Cadastro Único para receber o pagamento.
Mutirão no Rio de Janeiro
Por fim, cabe destacar que para agilizar o atendimento de solicitações do BPC, o INSS agendou novos mutirões no decorrer deste mês.
A saber, esses mutirões ocorrerão especificamente em agências da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Anote aí!
O mutirão na agência de Duque de Caxias, na Baixada, ocorrerá no dia 20 de janeiro. Serão oferecidas 190 vagas avaliação social no INSS. A unidade fica na rua Marechal Deodoro 1.119, Bairro Jardim Vinte e Cinco de Agosto. O atendimento com assistentes sociais é com hora marcada e será entre 7h e 14h do sábado (20).
Depois, no dia 27 de janeiro, teremos os outros dois mutirões. Um na agência Bairro de Fátima, em Niterói, Região Metropolitana do Rio, com 200 vagas para BPC. E o outro na agência de Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade, que terá 100 vagas para atender pessoas com deficiência.
O posto do INSS em Niterói fica na Rua Desembargador Athayde Parreiras 266, Bairro de Fátima. E a unidade de Jacarepaguá na Rua Barão 207, na Praça Seca. As avaliações sociais ocorrem das 7h às 14h nas duas agências.
Com informações do INSS