Se você tem o sonho de viver viajando, sem se preocupar em ir e voltar do trabalho todos os dias e, ainda, ter liberdade de estar onde quiser, você provavelmente gostaria de ser um nômade digital. Essa nova característica e modo de levar a vida ganhou muitos adeptos com a tecnologia. Além disso, a pandemia, que tornou quase tudo em produto digital, facilitou muito o processo para quem busca viajar enquanto trabalha ou, ainda, trabalhar enquanto viaja.
Por isso, estudar o nomadismo digital pode mudar a sua vida. Nesse texto, vamos mostrar como é a vida de quem optou por levar a vida sem amarras. Ainda, vamos mostrar como você pode ganhar dinheiro na internet, podendo viajar sempre que quiser.
O que é um nômade digital?
Nômade digital é toda pessoa que não tem residência fixa e, por isso, trabalha de forma online enquanto visita diferentes países. O movimento é tão forte que alguns países, incluindo o Brasil, estão criando vistos específicos para quem quer viajar, mas não tem garantias de que vai voltar. Isso porque alguns países relutam em deixar essas pessoas entrarem, dado que elas podem estabelecer moradia no país a qualquer momento.
O trabalho na internet permite que as pessoas vivam em qualquer lugar do mundo. Com uma renda mensal advinda desses trabalhos, já não é mais necessário bater ponto, pegar transporte público, entre outras coisas. Exatamente por isso que muitas pessoas estão buscando meios de ganhar dinheiro na internet. Com essa renda, além de poder viver de qualquer lugar, essas pessoas podem trabalhar a hora que quiserem. Essa liberdade é o sonho de muitas pessoas.
Mesmo que existam diversas possibilidades de fazer dinheiro na internet, alguns nômades digitais têm algumas características em comum, que abordaremos a seguir. Além disso, o tema é tão extenso que alguns influencers vendem cursos sobre isso. Contudo, vamos buscar resumir as informações iniciais a seguir.
Como sair do meu trabalho e viver viajando?
O primeiro passo é, claro, arranjar uma forma de se sustentar através de um trabalho que não exija horário fixo ou, ainda, que você possa trabalhar a hora que quiser. Isso porque muitos nômades decidem por trabalhar à noite, dado que buscam conhecer o país durante o dia.
Para isso, diversas são as possibilidades. Algumas pessoas vendem seus próprios cursos, outros vendem produtos de terceiros e ganham comissão com isso. Contudo, a forma mais comum é o nômade digital trabalhar no setor de tecnologia de forma remota. Atualmente, diversas empresas permitem que você trabalhe a hora que quiser e de onde quiser. Normalmente essas vagas são ligadas à tecnologia, como UX (experiência do usuário), desenvolvimento ou qualquer cargo em uma empresa que seja ligada à tecnologia.
Depois de conseguir isso, você deve, gradativamente, se desfazer das suas coisas. Por isso, vender móveis, roupas e tudo o que você não quer usar podem dar um dinheiro bom para começar esse processo de virar nômade digital. Posteriormente, é só tirar o passaporte e viajar para onde quiser!